1 de janeiro de 2001

Filhos ilustres

Algumas personalidades que contribuíram com a história de Jucás:




Adalberto Fernandes Luna

Álvaro Correia Araújo

Apolônio Batista

Ari de Sá Cavalcante

Cândido Lavôr

Carlile Lavôr

Cely Correia

Cosme Ferreira

Crebilon Lima Verde

Ernando Cavalcante

João da Silva Leal

João Sticker, Padre

José Bento

José Facundo Filho

José Helânio Facundo

Leontino Rolim

Mazé do Bandolim (Maria José Leite Araújo)

Pedro Bento de Araújo

Zenir (José Alves de Oliveira)




*Se você pode e pretende ajudar o Blog de Jucás, envie biografias e fotos de personalidades que vocês acham que ajudaram para o desenvolvimento do nosso povo. Para djpublic@gmail.com

60 comentários:

  1. êta terrinha bôa! parabéns pela iniciativa, temos que valorizar o que temos, gosto demais de Jucás por conta da minha família que é de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jose walderi leite
      ja fes historia em jucas

      Excluir
  2. Obrigado anônimo. Continue visitando o blog e quando puder visite a terrinha também. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei o site e gostaria de informar a todos que visitam este blog que nós de São Pedro, Mel e Canafístula, estamos juntos lutando pela nossa emancipação política, para unidos formarem um novo município do nosso estado, e assim contribuir para o crescimento de nossa região.

    Sales Ribeiro
    Coordenador Geral da APESPMEC -
    Associação Pró Emancipação de São Pedro, Mel e Canafístula.

    ResponderExcluir
  4. Interessante essa associação Sales, inclusive São Pedro irá receber uma escola de Ensino Médio, que é um aparelho fundamental para emancipação de um território. Disponibilizo o Blog para divulgação de informações sobre o processo de emancipação e informações sobre a região. Favor entre em contato: djpublic@gmail.com. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Maria Sulamita Monteiro Alves29/01/2010 17:04:00

    achei muito enteressante um jovem criar um Blog para homenagiar esses ilustres e ilustre mesmo pois conheci varios que estão nesta homenagem tão merecida. Meu caro JOVEN eu moro em Brasilia mais passei minha juventude nesta maravilhosa cidade a pesar de não ter nacido air mais posso lhe contar muito dos nossos ilustres.Pois cnheci quase todos . Por ex: seu Candin (Candido Lavor) Dr carlile, seu Alvaro, seu Leal,Jose Bento,Jose Facunde,seu Leontino,Padre João,etc. Quem eu gostaria que fosse tambem homenagiado: Jose Luna, D Olivia Luna que eram os donos do cartorio civil da cidade: como tambem seu Joaquim Juca outro ilustre por ter prestado relevante contribuição para Jucás Fui uma das Pioneiras do Colegio Crebilon Lima verde hoje Antonieta Calls se não me engano.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sulamita. Por coincidência hoje também estou em Brasília! É difícil encontrar uma pessoa que tenha conhecido tanta gente importante para o município como a sra. Parabéns. Seus pedidos de homenagem foram anotados. Sinta-se a vontade para visitar, comentar e divulgar o Blog de Jucás. Um forte abraço. Ah, e sim, o colégio hoje se chama Antonieta Cals.

    ResponderExcluir
  7. ALTINO LUNA FILHO08/02/2010 12:48:00

    Prezado Djferson,
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Não consigo entender qual o seu criterio de destacar as personalidades que contribuirem
    para a Historia de Jucás, Vc. destacou tantas
    pessoas que até concordo , e nosso ADALBERTO FERNANDES LUNA, que foi prefeito por dois mandatos, e que prestou bons serviços a nossa querida Jucás ,não merece está nessa lista????

    ResponderExcluir
  8. Olá Altino, claro que sim. Essa lista de "filhos ilustres" não é uma lista pronta, a ideia é exatamente que ela seja construída juntamente com os leitores do Blog de Jucás. Recebo todas as sugestões e estudo sobre a vida dessa pessoa, depois disso a personalidade entra na lista. Adalberto Luna foi um importante prefeito e com certeza terá seu lugar nessa lista. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Diferson, eu concordo com o Altino, escolher filhos ulustres de Jucás tem que ser bem analisado, na minha opinião a escolha pode ser até mesmo de uma pessoa simples, mas que teve destaque na cidade.

    Um abraço! Terezinha - Manaus-AM.

    ResponderExcluir
  10. Olá Terezinha ou Tetê se preferir. Pois é, foi exatamente o que eu disse, não importa ao Blog se o filho ilustre era um prefeito ou um líder comunitário ou ainda um artista desconhecido; o que importa para o Blog é o amor dessa pessoa por Jucás, sua vontade de ajudar nosso povo e nosso município. Por isso não coloco qualquer um aqui, recebo as sugestões, analiso a vida dessa pessoa e enfim posto uma homenagem para ela.A única coisa que peço é a ajuda dos leitores, como o Altino, mandem sugestões para que essa lista possa crescer cada vez mais...Um forte abraço e continue acompanhando o Blog de Jucás.

    ResponderExcluir
  11. Eu acrescento: André Olinda - ele nasceu em Saboeiro mas escolheu a cidade de JUCÁS para construir sua família e viver até seus últimos dias. Ele foi vereador dessa cidade no tempo da anestia, secretário da Prefeitura no Governo de Cândido Lavôr e era conhecido na cidade pelo grande orador que foi. Ele amava tanto Jucás e seus habitantes que seu último desejo foi ser enterrado nessa cidade e após sua morte seu pedido foi concretizado pela família. Faleceu em 1976 (palavras de sua filha Loudes).
    Dr. Ximenes, D. Cely Correia, Olívia Ribeiro Luna assumiu o cartório de registro civil após a morte do seu esposo (ficou de 1943 a 1956) seu filho José Ribeiro Luna (ficou no cartório de 1956 a 1958) foi nesse cartório que meu pai registrou todos os seus filhos. Outro que contribuiu com Jucás foi Apolônio Batista colocando o primeiro meio de transporte coletivo. Olga Luna também foi uma grande mulher de destaque.

    Abraço Terezinha - Manaus/AM.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelas dicas Terezinha. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  13. parabens!!!!este blog ta cada vez melhor.
    gostaria de emtrar em comtato com a Sulamita, pra saber se é a mesma que foi minha colega do ginasio. claudia mendonça.

    ResponderExcluir
  14. desculpe-me o erro na digitação. claudia.

    ResponderExcluir
  15. Parabens Jucás, pelo premio do Selo Prefeito Empreendedor- Sebrae. Sei que esse premio refere-se ao projeto da Fruticultura Irrigada. Agora, os agricultores precisam aproveitar esse incentivo da Prefeitura Municipal de Jucás, solicitar os recursos, acreditar no seu trabalho e começar a plantar abacaxi, mamão, banana, goiaba, laranja,hortaliças etc. Assim, além de gerar trabalho e renda para a familia do agricultor, em breve, a cidade não precisará trazer de fora as frutas e legumes aqui consumidas pela população.

    Joaquim

    ResponderExcluir
  16. Valeu Joaquim pelo apoio. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá Claudia, tudo bem? É Sulamita que hoje mora em Cariús? Se for posso tentar manter um contato, me envie e-mail que repasso o telefone dela. Forte abraço e continue visitando e comentando o Blog de Jucás.

    ResponderExcluir
  18. Sylvia Abdelclim18/05/2010 18:44:00

    Sou nascida e criada em São Paulo mas sempre me interessei por este lugar, afinal de contas sou filha de Jucaenses, e cresci ouvindo estes nomes que me são muito familiar, Sr Crebilon, Candido Lavor, Carlile e Facundo. Meu pai foi criado por sr Crebilon e depois sr Candido Lavor. Ele completou 79 anos esta lúcido mesmo não sendo lembrado ele não esquece de ninguém. O nome dele é Abdelclim. Abraços Djferson

    ResponderExcluir
  19. Olá Sylvia. Na minha opinião todo jucaense é ilustre hehehe. Mas esse espaço é dedicado a pessoas que tiveram uma grande expressão política, cultural, social, enfim, resumidamente, como não podemos homenagear cada jucaense, escolhemos alguns, para que de forma simbólica todos se sintam homenageados. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  20. Claro entendi! só queria me indentificar pensei que pudesse ajudar, pois possuo fotos interessantes da época e quem sabe encontrar alguns parentes hehehe. Abraços querido

    ResponderExcluir
  21. Ok. Quando desejar compartilhar suas fotos e histórias interessantes com o Blog de Jucás, estamos a disposição: djpublic@gmail.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. ZENIR??? Não entendi...De que família ele é? será que é devido ser um comerciante bem sucedido(como tantos outros...)Naõ entendi...

    ResponderExcluir
  23. TAMBEM OUTRA PESSOA IMPORTANTE DE JUCÁS É ANTONIO AIRTON GOMES POIS ELE FEZ UMA RUA QUE POR COINCIDÊNCIA VAI RECEBER SEU NOME COMO DIZ O PREFEITO HELÂNIO FACUNDO

    ResponderExcluir
  24. O COMENTARIO ACIMA FOI POSTADO POR JOANA ALICE GOMES MARTINS FILHA DO PROPRIO HOMENAGEADO

    ResponderExcluir
  25. Oi Joana. Pois é, Antonio Airton é ilustre mesmo, uma figura, e por sinal é meu tio. Eu não sei se você lembra ou sabe, mas somos primos! E eu não sabia que a rua irá receber o nome dele! Que bom. Ele merece, foi o primeiro morador da rua e mantem a mesma. Espero que realmente ele receba essa homenagem. Beijos e obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  26. Quanto ao Zenir, além de ser um comerciante importante, filho de Jucás, o mesmo apóia bastante os comercientes locais, os eventos esportivos e festivos, e muitas outras ações realizadas no município. E mesmo sendo um comerciante "rico" o mesmo é de uma humildade exemplar (opinião minha). Forte abraço e obrigado por visitar e comentar no Blog de Jucás.

    ResponderExcluir
  27. a familia rolim é uma das mais tradicionais de jucas na minha opnião merecia mais destak esses jovens de jucás deveriam ser mais antenados

    ResponderExcluir
  28. Com certeza anônimo, você tem razão. A família Rolim, em especial o sr. Leontino Rolim, foi um grande empresário e visionário da época, assim como dr. Waldeney Rolim, grande cardiologista e o jornalista Ulisses Rolim. Com a colaboração da família ou de amigos prestaremos homenagens a família, mas precisamos de colaboradores, que nos forneçam informações... Forte abraço e continue visitando e comentando.

    ResponderExcluir
  29. sou neto de joaquim juca de albuquerque ele foi tabeliao emorou em jucas desde seu 20 anos ficando a te sua morte pena nao esta na listra de filhos ilustre acredito que ele fez muito por jucas durante sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi vc e neto de seu joaquim juca dono do cartorio eu trabalhei com ele conheci todos jacauna foi meu professor de ingles no colegio CREBILON LIMA VERDE (ENTÃO) CONECI TODA SUA FAMILIA QUE MORAVA NA RUA PERTO DA BARRAGEM SEU AV0 ERA UM GRANDE CIDADÃO MORA EM BRASILIA MAIS SINTO SAUDADES ATE HOJE DA QUELA CIDADE MARAVILHO SE RECEBE ESSA MENSAGEM ME RESPONDA MARIA SULÂMITA SOU NASCIDA EM SÃO SEBASTÃO CARIUS

      Excluir
  30. Olá anônimo, não tenho muito conhecimento sobre a historia do seu avo, mas você pode colaborar com o Blog de Jucás. Nos envie uma biografia do sr. Joaquim, algumas fotos e analisaremos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  31. PALHAÇADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.....

    ResponderExcluir
  32. conheci júcas por um acaso,hj faz 14 anos que não voltei a essa cidade de tão maravilhosas lembranças!

    ResponderExcluir
  33. embora esteja distante fico feliz em saber o quanto jucas se desenvolveu, e sempre e um prazer voltar a minha cidade querida...bjs estamos juntos e misturados...

    ResponderExcluir
  34. BENEDITO ALVES CAVALCANTE07/04/2012 11:19:00

    Parabens pela iniciativa. Gostei muito do blog, pois, proporciona interação das gerações jucaenses.

    ResponderExcluir
  35. Um filho ilustre de Jucás, O POETA Assis Soares de Oliveira é membro da Academia Barra-Cordense de Letras, de Barra do Corda - MA.

    alvarovenicius@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve teremos um espaço para o poeta! Abraços.

      Excluir
  36. Nonato Gomes Leite15/06/2012 09:15:00

    É sempre importante a gente lembrar das pessoas ilustres que possuímos e das que passaram pelo nosso querido Município de Jucás. Gostei dessa deferência a vários ilustres jucaenses, quero adiantar sobre Zenir (José Alves de Oliveira), que é natural do Sítio Boa Esperança neste Município, hoje um dos maiores empresários do nosso Estado e uma vez no Rio Grande do Sul o chamaram para fazer parte de uma mesa solene como se ele fosse filho de Fortaleza e o mesmo corrigiu imediatamente dizendo que era filho do pequeno Sítio Boa Esperança, no Município de Jucás no Ceará e a sua Empresa foi criada na visinha cidade de Iguatu. São fatos dessa natureza que nos orgulha de termos em nosso meio pessoas como Zenir que apesar do imenso prestígio não nega a sua orígem e nem deixa de ser humilde e simples. Assim como antes posso citar os meus avós Manoel Venâncio Leite e João Gomes da Silva e os meus pais Antonio Gomes da Silva e Maria de Lourdes Leite Gomes (todos lembrados em nomes de ruas na nossa cidade), graças ao Dr. Waldery Rolim e ao Sr. Leontino Rolim autores dos Projetos.
    Um abração e qualquer coisa estarei a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nonato, no final do mês estaremos publicando a biografia completa do nossa amigo Zenir! Forte abraço

      Excluir
  37. creio que D. Cely deveria ser incluída nesta lista, ela deu uma grande contribuição na cultura desse município.

    Apolonio Batista com o transporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COm certeza. São dois ícones da nossa cidade!

      Excluir
  38. francisco de assis leite01/08/2012 10:40:00

    Foi um prazer encontrar esta p�gina.Faz-me recordar a �poca que vivi nesta regi�o precisamente em Iguatu.Meus pais tem origem em Juc�s.Meu dileto av� Manoel Venancio Leite,homem pr�bio,acolhedor, transmitia alegria,seguran�a,respeito e amor a fam�lia e aos amigos.Fico na saudade.Um gramde abra�o a todos os familiares de Iguatu e Juc�s.

    ResponderExcluir
  39. Amigo sou jucaense de nascimento, adoro a terrinha mas não qse não tenho mais vínculo familiar aí, apenas um tio e familia (pessoas excelentes) mas acredito que juntamente com o Padre João as Irmãs Josefinas (Ir Isabel dentre outras) também colaboraram com o desenvolvimento desta terra! Só a título de sugestão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Nailson. COm certeza Pe João foi um grande homem para nossa cidade, juntamente com todos que coloboraram com o mesmo. Forte abraço.

      Excluir
  40. Valem ressaltar que temos o senhor CHICO QUINTINO,que poucos conhecem mais é admirado por muitos jucaenses ele deveria ser lembrado é claro;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Se fosse possível, me passa um pouco da história de Chico QUintino... Obrigado

      Excluir
  41. cicero da silva chaves02/10/2012 09:50:00

    nao sei se ele e filho da terrinha mas que ajudou muito no desenvolvimento de jucas ele ajudou no meio de transporte com sua frota de onibus nao prescisa nem dizer quem e pois muitos jucaenses trabalharam com ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seja S. Apolonio Batista. Vamos pesquisar sobre ele. Abs.

      Excluir
  42. Novamente repito e aguardo uma resposta de SR DJEFERSON NÃO LEMBRAR DESSE ILUSTRE FILHO DE JUCÁS.SE FOSSE ELE ME CANDITARIA A PREFEITO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. PORQUE É MUITO COMPETENTE ESTUDIOSO E CAPAZ; APESAR DA SUA IDADE. VALEU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc deva ser o mesmo anônimo que falou sobre Chico Quintino! Respondi seu comentário anterior. Obrigado pelos elogios. Abs.

      Excluir
  43. Boa tarde! gostaria de saber se a empresa de ônibus BATISTA ainda funciona e como posso entrar em contato com a mesma? obrigado e um forte abraço!!!!

    ResponderExcluir
  44. UMA PESSOA QUE DOOU PARTE DA SUA VIDA, DEIXOU FAMILIA, TERRA E AMIGOS, REFFIRO-ME AO PADRE JOÃO STIK, ESTE GRANDE HOMEM DE DEUS, E QUEM SABE UM DIA NÃO PODERÁ SER RECONHECIDO SANTO.
    A ELE NOSSA GRATIDÃO PELO QUE FEZ POR ESTA TERRA, PELA SAUDE, PELA CULTURA, E PRINCIPALMENTE PELA FÉ DESTE POVO JUCAENSE.
    QUANTAS MILHARES DE PESSAOS HOJE SÃO CRISTÃOS ATRAVÉS DO BATISMO PELAS MÃOS ABENÇAODAS DO PADRE JOÃO, POR ESTENSÃO QUE SÃO CAADAS, Q FIZERAM A 1ª COMUNHÃO E TANTOS MAIS EXEMPLOS.
    "BEM AVENTURADOS OS QUE CONSTROEM A PAZ PORQUE SERÃO CHAMDADOS FILHOS DE DEUS..." JESUS CRISTO
    Pe. Carlos m.s.f

    ResponderExcluir
  45. Anônimo05/12/2012 16:27:00

    UMA PESSOA QUE DOOU PARTE DA SUA VIDA, DEIXOU FAMILIA, TERRA E AMIGOS, REFFIRO-ME AO PADRE JOÃO STIK, ESTE GRANDE HOMEM DE DEUS, E QUEM SABE UM DIA NÃO PODERÁ SER RECONHECIDO SANTO.
    A ELE NOSSA GRATIDÃO PELO QUE FEZ POR ESTA TERRA, PELA SAUDE, PELA CULTURA, E PRINCIPALMENTE PELA FÉ DESTE POVO JUCAENSE.
    QUANTAS MILHARES DE PESSAOS HOJE SÃO CRISTÃOS ATRAVÉS DO BATISMO PELAS MÃOS ABENÇAODAS DO PADRE JOÃO, POR ESTENSÃO QUE SÃO CASADAS, Q FIZERAM A 1ª COMUNHÃO E TANTOS MAIS EXEMPLOS.
    "BEM AVENTURADOS OS QUE CONSTROEM A PAZ PORQUE SERÃO CHAMDADOS FILHOS DE DEUS..." JESUS CRISTO
    Pe. Carlos m.s.f
    Responder

    ResponderExcluir

  46. UMA PESSOA QUE DOOU PARTE DA SUA VIDA, DEIXOU FAMILIA, TERRA E AMIGOS, REFFIRO-ME AO PADRE JOÃO STICKER, ESTE GRANDE HOMEM DE DEUS, E QUEM SABE UM DIA NÃO PODERÁ SER RECONHECIDO SANTO.
    A ELE NOSSA GRATIDÃO PELO QUE FEZ POR ESTA TERRA, PELA SAUDE, PELA CULTURA, E PRINCIPALMENTE PELA FÉ DESTE POVO JUCAENSE.
    QUANTAS MILHARES DE PESSAOS HOJE SÃO CRISTÃOS ATRAVÉS DO BATISMO PELAS MÃOS ABENÇOADAS DO PADRE JOÃO, POR ESTENSÃO QUE SÃO CASADAS, Q FIZERAM A 1ª COMUNHÃO E TANTOS MAIS EXEMPLOS.
    "BEM AVENTURADOS OS QUE CONSTROEM A PAZ PORQUE SERÃO CHAMDADOS FILHOS DE DEUS..." JESUS CRISTO
    OUTRAS DUAS SANTAS JUCAENSES REGISTRO DONA CELY E NELY CORREIA, ESTAS FIZERAM MUITA CARIDADE.. ESTIVE COM FOME, COM SEDE ERA ESTRANGEIRO E ME ACOLHETES " JESUS CRISTO
    Pe. Carlos m.s.f

    ResponderExcluir
  47. Boa ideia. Eternizar os filhos ilustres de um lugar é sempre bem aceito. Um belo exemplo para a posteridade. Serve de exemplo e orgulho para quem quiser segui-los. Isto deveria ser estudado nas escolas. Onde estão os professores que não passam isto para seus alunos valorizando os seus antepassados? Não podemos negar ou esquecer a historia de um povo que lutou com fé e orgulho, em epocas dificeis para fazer grande a sua terra.
    Parabens.
    Dr. Lima
    Um Potyguar em Terras Alencarinas.

    Cruz/CE

    ResponderExcluir
  48. Boa ideia. Eternizar os filhos ilustres de um lugar é sempre bem aceito. Um belo exemplo para a posteridade. Serve de exemplo e orgulho para quem quiser segui-los. Isto deveria ser estudado nas escolas. Onde estão os professores que não passam isto para seus alunos valorizando os seus antepassados? Não podemos negar ou esquecer a historia de um povo que lutou com fé e orgulho, em epocas dificeis para fazer grande a sua terra.
    Parabens.
    Dr. Lima
    Um Potyguar em Terras Alencarinas.

    Cruz/CE

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pela iniciativa de divulgar os que fizeram e fazem parte da nossa querida cidade.nasci em jucás filha de Manoel (conhecido como manoel da calça preta e de minininha). Meu pai tinha um bar na praça dos leões, década 60 (tios, primos) vivem em Jucás até hoje.Tenho saudades das amigas de infância,pois fiz até a 4ª série no grupo João de Sá Cavalcante. Sempre visito a págiana de jucás para ficar por dentro das notícias. Obrigada por esse momento. Cacá

    ResponderExcluir
  50. Caro amigo, parabéns pela iniciativa, não nasci em Jucás mas vivi toda a minha infância, por lá, os meus avós e o meu são de Jucás, tenho 5 irmãos que nasceram lá, permita-me dizer, que na sua lista de Filhos Ilustres, foram esquecidos vários nomes importantes, o meu avô, João Luna foi dono do Cartório de 1º Ofício, era como um juiz na época, sendo assassinado, o meu Tio José Ribeiro Luna, foi político influente, candidatando~se a prefeito, contra o seu adversário político, mas amigo e vizinho José Facundo, a minha avó, Olivia Ribeiro Luna, foi uma guerreira, querida e respeitada por todos os Jucaenses, o meu tio Ursino Luna, foi Coronel da Cavalaria no Rio de Janeiro, na época é que a República era naquela cidade, foi Diretor Geral da Bolsa de valores do Rio de Janeiro. Tive a honra de conhecer pessoalmente a grande maioria dos nomes citados na sua lista, sem sombra de dúvidas, filhos muito ilustres. Não lembro o nome do dono do "Mixto" que fazia o transporte diário, Jucás - Iguatú -Jucás, 1 vez por dia, ia pela manhã e voltava a tarde, aliás o único meio de transporte público na época. O meu avô foi músico e maestro, se não me engano, foi um dos fundadores da Banda de Música de Jucás. Foi tentar recuperar e/ou de mais algumas informações, e terei o prazer de contribuir.

    ResponderExcluir