Terra querida jucaense,
És o primor dos filhos teus
A nossa vida te pertence.
És o orgulho de nós filhos teus.
Ó jaguaribe majestoso
Sereno de calmo amor
Tú és gentil e valoroso
Nós te queremos com ardor
Terra querida tens no Carmelo
O alimento de amor e paz
Nós te queremos pois és tão belo
És nosso amor, oh! querido Jucás.
Letra: Cely Correia
Música: José Facundo Leite
BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE JUCÁS

Através da Lei Municipal Nº. 142/98, de 23 de Outubro de 1998, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito José Helânio de Oliveira Facundo, foi criada e oficializada a nova BANDEIRA DO MUNICÍPIO, com as cores, amarelo, azul, branco e vermelho, e as seguintes características: agricultura e pecuária, como principais fontes de renda, apresentando o Rio Jaguaribe que banha o Município; a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, representando o nosso principal marco histórico; o Sol com o ano de 1823, representando a data da criação do Município de São Mateus; a Serra de São Mateus, representando o principal relevo, ficando todas estas características dentro do Mapa do Município, além das Machadinhas, representando as Tribos existentes na época e os anos de 1823 (São Matheus, já especificado) e 1943, representando a data em que o Município de São Mateus passou a chamar-se de Jucás.
A nova Bandeira do Município de Jucás foi escolhida através de um Concurso Público realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, do qual apresentou como vencedor o Professor Luiz Gonzaga Leite Sobrinho.
Obs.: Ressaltamos que a bandeira anterior do município de Jucás (toda branca, com traços azuis e símbolos da agriculua e pecuária), não era oficializada através de Lei ou Decreto Executivo e nem sabemos como e por quem foi criada.
FONTE: http://ofaroljoaojucas.blogspot.com
Parabéns! Ficou ótimo, o que você acha de em breve criarmos um site da cidade? Já falei com algumas pessoas sobre o assunto, se te interessar pode contar comigo para auxiliar no que for preciso. Um abraço!
ResponderExcluirValeu Jean pela força, sem você este vídeo não estaria aqui. E é claro que me interesso. Mandei uma resposta melhor por e-mail. Obrigado e um forte abraço.
ResponderExcluirFiquei emocionado ao ouvir o Hino da nossa terrinha tão querida, parabens pelo video e continue divulgando ao mundo inteiro as belezas da nossa Cidade, linda!!!
ResponderExcluirabraços,
Obrigado Altino, e se depender de leitores como você o Blog nunca se extinguirá. Um abraço e continue visitando e divulgando o Blog de Jucás.
ResponderExcluirAmo essa Bandeira e adoro esse lugar,me concidero uma cidadã Jucaence,com muito orgulho.Um abraço a todos e em especial as alunas do projeto de dança,Jucás em Movimento.
ResponderExcluirObrigado pela visita Ana Íris e pelo comentário. Um forte abraço.
ResponderExcluirAdorei o vídeo está maravilhoso se DEUS quiser embreve eu estou ae em JUCAS na terrinha maravilhosa...
ResponderExcluirSaudades de tú JUCAIZINHO maravilhoso, estou em nova granada-sp + jamais esqueci de ti minha cidade maravilhosa!!!
ResponderExcluirLindo o Hino de minha terra. Como faço para baixá-lo por aqui?...
ResponderExcluirDodó
Barra Mansa / RJ
dodo@inespandelo.com.br
Vou tentar enviar via e-mail. Caso não consiga te indico como baixar o vídeo. Obrigado pela visita e comentário. Abraços.
ResponderExcluira badeira de jucás era uma homen´gem ao povo que fundou são mattayas, são matheus, povo judeu, povo de israel
ResponderExcluirpesqisa a bandeira de israel e verás uma bandeira branca com listas azuis, ok.
A bandeira de jucás era uma homenagem ao povo que fundou São Matatyas, são mateus, o povo JUDEU, bandeira branca com listas azuis.
ExcluirEles deixaram seus traços, seus costumes, suas tradições e seus belos ensinamentos, acho que a prefeitura de jucás deveria rever e voltar a bandeira a ser azul com listas brancas, o azul representando o céu YAVEH e todo seu poder e o branco representando a limpeza, a lisura e a paz.
Jonah Dwarth
Jonah David Kaminki
Toda memória deve ser respeitada
jonas duarte fernandes disse...
ResponderExcluira bandeira de jucás era uma homenágem ao povo que fundou são mattayas, são matheus, povo judeu, povo de israel
pesqise a bandeira de israel e verás uma bandeira branca com listas azuis, ok.
Valeu pela dica Jonas. Forte abraço.
ResponderExcluirBlz. Parabéns pela produção do vídeo e pela iniciativa de publicá-lo nesse blog. Lembrou-me do tempo em q estudávamos no grupo escolar joão de sá cavalcante (anos 70) qdo cantávamos os hinos nacional, do município e da escola.
ResponderExcluirSugestão: existe o hino do joão de sá. Seria possível localizá-lo? caso positivo inclua-o tb no blog, ok?
Grato.
Infelizmente Warner, o colégio João de Sá Cavalcante não existe mais. O Luíza Távora, saiu da vila José Bento e ficou no local da Escola João de Sá. É uma pena. No entanto irei verificar a possibilidade de um hino. Forte abraço.
ResponderExcluirola elanio prefeito de jucas eu esto muito comtenti pelo desepenho de jucas eu era muito amigo do seu pai si vc comnhece maria pinheiro de um abraso eum bj e antonio obrigado
ResponderExcluirSeem Dúvida eu sou feliz por ter nascido em Jucás Ceará Brasil, sempre serei orgulhoso de ter nascido em JUCÁS e JUCÁS será sempre orgulhoso de ter tido um nascivivo como eu em suas magníficas terras.
ResponderExcluirTomei banho no açude do posto!!
Tomei Banho e nadei no Rio Jaguaribe!!
Peguei peixes com as mãos na barrágem de JUCÁS, entre as pedras, pegava até mandin e jundiá!!!!
Joguei bola no campo de futebol que ficava frente a casa do maestro Alvaro Correia e Dona Olga, dedé, Aristóteles, etc!!!
Frente para a casa do tio Oliveira e do chiquinho da padaria!!
Que ficava fundos com a casa dos XIMENES, João Vitorino, Adalberto Fernandes Luma!!
Joguei Junto com o Dr. Craque!!
Assisti ao Fantique jogar um belo futebol, natan, isais, durval de manezinho, nenem do manezinho, chico mandin, gilmar, laercio e tantos outros bons e muito bons!!!!!
Joguei no time do colonial com joaci, nael, miro o da foto, com técnico e organizador Chico Felix, entre tantas coiss boas q vivi em jucás!!
Toquei na banda padre pio, junto com Alvaro Correia, Luiz Môco, laercio, jó, silas, sinhô, paizinho, pio junior, entre tantos outros!!
Andei em toda cidade de Jucás a pé, com as japonezas na mão da cidade alta, passando pelo ponto chique(Chic), chegando até a rua de baixo, descendo até a rua de baixo, passando na frente da casa do renato, a casa e os ônubus do seu apolônio, passando en frente a casa do zé loiro, jogando os chinelos(Japonezas) para derrubar castanholas em frente a casa do Juiz!!!
Vivi, vivi, e vivi.
Cantei no coral e corinho da Igreja Batista EBENEZER, assisti aos cultos dos missionários Pedro Bruck e Aroldo REYNER, Joana REYNER, vivi com minha vó liquinha, Irandi, tia Alzenir, tia maria Luiza que deixava os blos e kisuco para saborearmos depois que saíamos da igreja, à noite, era tudo lindo, bom, saudável e gostoso de se viver!!
JUCÁS, JUCÁS E JUCÁS, OH SAUDOSA JUCÁS, COMO É LINDO ATÉ LEMBRA!!!!!
Jonas Duarte Fernandes 011 29612236
Rua Honor Lima n° 7
GUARDAREI EM MEU COMPUTADOR PARA QUE OS MEUS VEJAM, POIS ESQUECER TUDO ISTO, JÁ MÉ(já mais)
Participei da festa centenária no ibirapuera, depois fomos até o zoologico e vi os jucaenses olharem admiradamente pela primeira vez animais do tipo: Girafa, leão, tigre, elefante e muitos outros animais. Para um jucaense era naquele momento ver aquilo um sonho. Fiquei admirado ao ouvir um participante filho do fotografo da minha época dizer para mim: Jonas, você foi o melhor ponta direita e meia direita de jucás de todos os tempos, nunca mais apareceu alguém que jogasse tanto quanto você e nunca esquecerei que você fez o gol mais bonito que jucás já viu e que você jogava de forma genial, inteligente, cheia de graça e passes fantásticos, você fez toda torcida entrar em campo e jogar você magrinho para cima após fazer aquele lindo goll em 1978 e como sempre, o time que você jogava sempre ganhava. Ganhamos e você gritava e as vezes ficava totalmente calado quando jogava e jogava lindamente, maravilhosamente, trazia sempre alegria para o povo de jukaense.
ExcluirObrigado ao povo de Jucás, as autoridades da época pelo lindo momento de ver a banda e os jucaenses na praça da Sé, no Ibirapuera teatro e no zoológico.
Para eles foi lindo ver tudo aqui e para mim foi lindo ver todos eles aqui.
Jonas Duarte Fernandes
01 de Dezembro de 2013.
Grande Jonas. Prazer conhecê-lo pessoalmente em SP, pena que a viagem foi muito corrida. Um forte abraço de jucaense, que assim como você, é apaixonado por essa terra maravilhosa. Novas postagens em fevereiro. Aguarde.
ResponderExcluiroi sou dai sou neta de raimundo bento araujo mas moro na bahia bajao
ResponderExcluirOi anônima. Acho que somos primos, porque meu vô se chama Raimundo Bento de Araújo! Ele está com 93 anos! Como é seu nome? De quem você é filha?!
ResponderExcluirOlá... primeiramente parabéns pelo blog... gostaria que disponibilizassem uma foto ou imagem colorida da primeira bandeira de Jucás.
ResponderExcluiro blog de jucás seria melhor se não falassemos de politica.menos dos seus representantes um abraço.tambem sou jucaense.
ResponderExcluirConcordo com vç cara a historia de jucas é muito bonita
ResponderExcluire nao pode se misturar aessa nogeira eu de brasilia.
Boa noite, estou do outro lado do oceano mais sinto muita saudade do meu País, gostaria muito de ir visitar em Jucás 2 irmães que já não as vejo a mais de 10 anos
ResponderExcluirquando ouví o Hino de Jucás fiquei emocionada...comprimentos a quem criou esse blog e se possível for me dê notícia das minhas irmães: Nair Nogueira dos santos e Odília nogueira dos Santos,ambás viúvas,
vou deixa aqui meu MSN: kkmarta@hotmail.com
espero não esta sendo inconveniente
meu nome é Marta, moro em Portugal
Abraços e boa noite a todos meu povo....
jonas duarte01/12/2013 12:03:00
ResponderExcluirA bandeira de jucás era uma homenagem ao povo que fundou São Matatyas, são mateus, o povo JUDEU, bandeira branca com listas azuis.
Eles deixaram seus traços, seus costumes, suas tradições e seus belos ensinamentos, acho que a prefeitura de jucás deveria rever e voltar a bandeira a ser azul com listas brancas, o azul representando o céu YAVEH e todo seu poder e o branco representando a limpeza, a lisura e a paz.
Jonah Dwarth
Jonah David Kaminki
jonas duarte01/12/2013 12:32:00
ResponderExcluirParticipei da festa centenária no ibirapuera, depois fomos até o zoologico e vi os jucaenses olharem admiradamente pela primeira vez animais do tipo: Girafa, leão, tigre, elefante e muitos outros animais. Para um jucaense era naquele momento ver aquilo um sonho. Fiquei admirado ao ouvir um participante filho do fotografo da minha época dizer para mim: Jonas, você foi o melhor ponta direita e meia direita de jucás de todos os tempos, nunca mais apareceu alguém que jogasse tanto quanto você e nunca esquecerei que você fez o gol mais bonito que jucás já viu e que você jogava de forma genial, inteligente, cheia de graça e passes fantásticos, você fez toda torcida entrar em campo e jogar você magrinho para cima após fazer aquele lindo goll em 1978 e como sempre, o time que você jogava sempre ganhava. Ganhamos e você gritava e as vezes ficava totalmente calado quando jogava e jogava lindamente, maravilhosamente, trazia sempre alegria para o povo de jukaense.
Obrigado ao povo de Jucás, as autoridades da época pelo lindo momento de ver a banda e os jucaenses na praça da Sé, no Ibirapuera teatro e no zoológico.
Para eles foi lindo ver tudo aqui e para mim foi lindo ver todos eles aqui.
Jonas Duarte Fernandes
01 de Dezembr
Inicialmente, muito bom tarde!
ResponderExcluirSeria possível por gentileza nos enviar:
- Cópia da lei legível em .pdf que criou os símbolos municipais;
- Cópia das imagens dos símbolos municipais em boa resolução no formato .cdr (Corel) ou outros;
http://www.mbi.com.br/mbi/biblioteca/tutoriais/brasao-armas-localidade/ (Artigo de nossa autoria)
Respeitosamente e Cordialmente,
SubTenente Jocélio Andrade,
Servindo no Batalhão Veiga Cabral (Cmdo Fron AP/34º BIS), em Macapá/AP.