25 de novembro de 2009

Comparações

Vasculhando os arquivos de imagem aqui no meu computador, encontrei imagens interessantes e comecei a comparar as fotos antigas e as mais atuais. A primeira comparação que escolhi é de 2 imagens da Praça dos Leões, uma da grande cheia de 1974 e outra da enchente de 2004.

Através dessas fotos eu pude comprovar que essa primeira enchente foi muito maior que a última. Reparem, no fundo da imagem da foto de 74, a altura do nível da água nas portas dos comércios e depois comparem com a foto de 2004. E se reparmos mais ainda, podemos ver na foto de 74 uma mancha escura nas paredes, acima do nível da água, o que significa que quando a foto foi tirada a água já havia recuado pelo menos uns 50 centímetros. Incrível.




Praça dos Leões 1974



Praça dos Leões 2004



A outra comparação escolhida é de 2 imagens da casa do maestro Álvaro Correia. Não sei bem a data da primeira foto, creio ser do final da década de 70 ou início de 1980 e a segunda é de 2009. O que notamos nessas fotos é o desenvolvimento dessa parte da cidade. A paisagem foi muito modificada. Lá no fundo aparece a cerâmica, e o antigo campo de futebol é substituído por um ginásio poliesportivo. A casa do maestro foi reformada e a quantidade de casas no entorno aumentou consideravelmente.

Pena que o progresso não seja vestido apenas de louros, pois com ele temos também a destruição. Reparem na imensa mancha escura ao lado da casa do sr. Álvaro, na foto preto e branco, é um pomar que se estendia até a margem do Rio Jaguaribe. Já na foto de 2009 o pomar tornou-se um enorme descampado, dando lugar ao que futuramente será o novo campo de futebol.




Casa do Maestro 70/80


Casa do Maestro 2009



O interessante dessas fotos em P&B é que mostram a simplicidade de vida do nosso povo. Na foto da enchente temos uma canoa passeando no meio das águas, como se nada houvesse acontecido e ao fundo, um velho Jeep, ilhado, como se esperasse as águas baixarem. Já na foto da casa do maestro, que na época mais parecia um sítio, as vacas pastam no mato ralo na entrada da casa e as roupas estavam estendidas na cerca de madeira, com certeza secando após serem lavadas sobre as pedras do Rio Jaguaribe.



Fotos: Praça dos Leões 1974 (Desconhecido); Praça dos Leões 2004 (Desconhecido); Casa do Maestro 70/80 (Desconhecido); Casa do Maestro 2009 (Djferson S. Araújo)

6 comentários:

  1. Sua luta encontra apoio no Blog de Jucás dr. Otoniel e estamos disponíveis para o que for preciso. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pra este tipo de Direitos Humanos,sim,mas pra apoiar vagabundo que mata,estupra,sequestra,intimida o cidadão que trabalha e paga imposto,não.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja sabia que voce era um gaviao sim safado, vestido de tucano para ficar empregado nas empresas do LUNA, sabe la se nao so filmando o que acontecia la para depois repassar para os adversarios, mais DEUS e grande sabera punir os traidores e ingratos, sua vez chegara.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkk
    Não sei nem pra que venho aqui responder!
    Uma pessoa ignorante, estúpida, sem conhecimento de causa e covarde, já que não se identifica, como você, não merece sequer um miléssimo de tempo da minha atenção.
    No entanto, uma pessoa que fala uma coisa dessa com certeza não me conhece. Sou um cara profissional, como fui com o Luna e como estou sendo com o Helânio, a bandeira que levanto é a do trabalho. Isso sim eu gosto de fazer.
    Gente desocupada como você é que gosta de jogar areia nos olhos do adversario no meio de uma briga! Não sou assim. Sei da minha competência e tenho minha consciência limpa. Faço o que é melhor pra mim, e se isso te incomoda... melhor sair da frente, porque eu não vou parar.
    O que mais gosto no Blog são os comentários! Porém, nunca me meti numa discussão política, dentre várias que já aconteceram por aqui. E não será por conta desse seu comentário infeliz que isso vai mudar.

    Bem, amiguinho "anônimo": passar bem!

    ResponderExcluir
  5. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    pessoauuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI PESSOAL DE JUCAS AQUI QUEM VOS ESCREVE E GENTINHA. GOSTARIA DE SADER COMO VAI AS COISAS POR AI. PRINCIPALMENTE MINHAS AMIGAS CARMINHA E AS MENINAS DE ODETE ANTONIA E MARIA BEIJOS DA VELHA COMTRANIA.GENTINHA

      Excluir