10 de novembro de 2009

Potencial turístico

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o poder público pelas ações, relacionadas ao turismo, tomadas em 2009: uma maior organização da Festa de N. S. do Carmo e a criação do Festival de Férias durante as festividades religiosas, com uma divulgação antecipada e uma boa estrutura para receber os visitantes; o renascimento do “Jucás Folia”, o carnaval fora de época da cidade, adormecido há mais de 10 anos; além da inauguração de rampas para a prática do parapente na Serra de São Mateus (um sonho particular antigo).

O que não pode acontecer agora é ABANDONAR esses projetos. É necessário dar continuidade a essas ações e ampliar suas divulgações.

Seria interessante que as instituições privadas (os grandes comerciantes e empresários da região) trabalhassem juntos ao governo, no intuito de desenvolver parcerias e novas possibilidades. Por exemplo, a melhoria do acesso a Serra de São Mateus e também da estrutura das rampas de parapente e ainda a criação de uma trilha ecológica, que poderia ser também roteiro escolar, com explanação de fatos históricos, discussões sobre a fauna e flora nativas etc. Estou citando somente a Serra de São Mateus, lembrando que temos ainda o Rio Jaguaribe, um relevo e bacias interessantes, temos o turismo religioso, enfim, são muitas possibilidades.

Outro aspecto importante é a retomada dos movimentos culturais e artísticos do município. Com a criação da secretaria de Cultura e Juventude, o município pode reincorporar ao calendário de eventos a encenação da Paixão de Cristo, além de muitas outras possibilidades.

Somente com essas 3 ações (Festa do Carmo, Jucás Folia e Rampa de parapente), o município atinge 3 perfis diferentes de potenciais turistas: turistas religiosos, turistas de entretenimento e turistas de esportes radicais ou de aventura.

Encerro aqui meu pequeno comentário sobre este assunto, mas estou disponível para discussões, para opiniões, para novas idéias e tudo mais.

Bem, como propaganda é a “arma” do negócio, não podia encerrar essa postagem sem fazer a divulgação das Rampas de Parapente da Serra de São Mateus em Jucás. São 2 rampas que foram inauguradas em outubro último. Seus primeiros saltos foram registrados e aqui postados em vídeo. Praticantes do parapente sintam-se à vontade, visitem e se aventurem nas Rampas de Parapente da Serra de São Mateus em Jucás, no interior do Ceará.


6 comentários:

  1. Vailha q eu não sabia desse babado. já quero ir viu?

    ResponderExcluir
  2. Pois é porcelaninha, Jucás agora é rota dos parapentes. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Acho fantatisca essa iniciativa dos parapentes..como tb da trilha ecológica.Jucás está provando que tem muito material para que possa se fazer grandes eventos, e ter a participação de toda população , como tambem das cidades vizinhas.Parabens ao Prefeito Helanio, como tambem ao nosso secretario Helder pelas boas iniciativas, e excelentes projetos.Vamos fazer continuar, e o povo jucaense ajudar a divulgar e cobrar a particição de todos...Parabens mais uma vez pelo blog.É de muito boa essa iniciativam tenho ajudado muito a divulgação.abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Ana. Faço minhas as suas palavras. E agradeço também pela força na divulgação do blog. Continue visitando e divulgando. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. DD
    O BLOG ESTÁ EXCELENTE! MAS GOSTARIA DE TER INFORMAÇÕES SOBRE A PARTE DE HOSPEDAGEM PARA TURISTAS QUE FREQUENTAM ESSA CIDADE MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  6. Valeu mãe. Boa dica. Vou colocar lá em "Pontos Turísticos". Beijos.

    ResponderExcluir