13 de junho de 2011

9 padroeiros


Não sabemos ao certo quando o homem começou a adorar divindades, orixás ou santos, mas sabemos que os egípcios adoravam divindades que influenciavam suas práticas diárias como a agricultura e a relação sexual, os gregos também adoravam diversos deuses, assim como os índios, os hindus, os panteístas, enfim, inúmeras civilizações e tipos de sociedades sempre tiveram suas vidas ligadas aos mais diferentes deuses ou divindades.

Com o surgimento do cristianismo foram surgindo também os santos, que são adorados por grande parte da população mundial até os dias atuais. São considerados santos “todos aqueles que foram convertidos e salvos por Jesus Cristo, ou ainda desempenharam uma obra admirável segundo os preceitos católicos”. As igrejas católica, ortodoxa e anglicana usam a denominação “santo”. As igrejas protestantes raramente utilizam esse termo, e quando usam é para designar qualquer pessoa cristã.

Muito bem, a verdade é que esses mesmos santos ou personalidades do cristianismo tornaram-se padroeiros da grande maioria dos países, estados, cidades, bairros e localidades de todo o mundo.

Segundo o dicionário on line dicio.com, Padroeiro é o santo de que se leva o nome, a quem uma igreja é dedicada. Sua função atribuída é de proteção.

Além de padroeiro, há outras denominações utilizadas como patrono ou orago, descendendo da palavra oráculo. E, segundo o site Wikipedia, padroeiro é um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidade, povoado ou templo (capela, igreja etc.).

A cidade de Jucás já teve como padroeiros São Mateus e Nossa Senhora da Glória. A atual padroeira do município é Nossa Senhora do Carmo, cujo dia dedicado a ela é 16 de julho. A festa realizada em Jucás dedicada a Nossa Senhora é conhecida em toda a região Centro-Sul, porém, há mais 8 santos adorados no município. Isso mesmo, ao todo existem nove padroeiros espalhados pelo nosso município. Vamos identificá-los:

DATA
PADROEIRO
LOCALIDADE
19/03
São José
Bairro COHAB I
23/06
São João Batista
Distrito de Baixio da Donana
29/06
São Pedro
Distrito de São Pedro do Norte
16/07
Nossa Senhora do Carmo
Sede
8/09
Nossa Senhora do Monte Serrat
Distrito de Canafístula
21/09
São Mateus
Bairro São Mateus
4/10
São Francisco
Distrito de Mel
17/11
Santa Isabel da Hungria
Distrito de Poço Grande
26/12
Sagrada Família
Bairro Alto do Tó

Existem algumas curiosidades interessantes sobre padroeiros:

  • São José, além de ser padroeiro do Bairro COHAB I é também padroeiro do Ceará, de São José dos Campos - SP e do Amapá;
  • Nossa Senhora do Carmo é padroeira de Jucás, de Roraima, de Recife-PE assim como do estado de Pernambuco;
  • Poucas pessoas sabem, mas o primeiro padroeiro do Brasil foi São Pedro de Alcântara. Hoje ele é co-padroeiro do Brasil e juntamente com Nossa Senhora Aparecida é invocado para proteger e zelar pelo nosso país.

8 comentários:

  1. Boa Noite!!!! DD td bem com vc ?????cm foi a festa esse anoo????saudades de todos vcs e da terrinha,bjossss esse blog é uma maravilhosa ideia para nós q estamos tão longe,assim podemos ficar sempre por dentro de td q acontece por ai,bjosssssssss lulu

    ResponderExcluir
  2. brevemente a ED_produçoes estara fazendo festas em jucas essa linda cidade aguardem!

    ResponderExcluir
  3. O único Deus a que devemmos adoração e prestarmos culto é o Deus vivo criador dos ceus e da terra, nenhum outro és digno de tamanha adoração. A Bíblia diz que só ha um intercessor entre Deus e os homens, Jesus Cristo. Leiam a Bíblia e peçam entendimeno ao Espítiro Santo e deixem de provocar a ira de Deus com idolatria e desobediência, Deus é misericordioso mas também é justiça.O livro de Isaías 53,54 abomina adoração a imagens e muitas pessoas serão condenadas ao inferno no dia do juízo. Convertam-se enquanto é tempo, pos o dia está próximo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, eu tive o prazer de participar das novenas de Nossa Senhora do Carmo. Matei a saudade da minha família, pois moro em Florianópolis há 34 anos. Fiquei muito feliz com a qualidade de vida que meus conterrãneos de jucás.
    Jeijos e muitos abraços para meus amigos e família.
    CACÁ

    ResponderExcluir
  5. Olá! É prazeros receber notícias da minha Jucás.Hoje, sou uma pessoa de principios, de valores é porque Jucás nos ensina, respeitar o ser humano é acima de tudo o mais importante. Quero dizer para as minhas amigas de infância que adorei vê-las, afinal o distino nos separou, mas lembro sempre delas. Um grande abraço para todos de minha eterna, Jucás. CACÁ DE FPOLIS/SC

    ResponderExcluir
  6. Olá Cacá. Como é bom encontrar jucaenses de todos os lugares do Brasil e do mundo matando um pouco da saudade através do Blog de Jucás! Sinta-se à vontade para nos visitar e comentar. Forte abraço.

    ResponderExcluir