14 de abril de 2011

O "Big Ben" de Nossa Senhora do Carmo

Após 1 ano de reforma, Jucás recebe de volta, o relógio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.

A reforma do relógio teve como objetivo torná-lo automático, já que até então, era necessário o trabalho humano para dar corda no mesmo.

Essa transformação foi realizada pelo Sr. Geraldo Ramos Freire, de Juazeiro do Norte, único especialista em relógios desse tipo em todo o Nordeste.

O Sr. Geraldo (73) me confessou “Não tenho conhecimento de um relógio igual a esse no Nordeste. Talvez não haja outro igual em todo o Brasil”, explicou o relojoeiro, que logo em seguida disparou “Este relógio é idêntico ao relógio utilizado no Big Ben de Londres.”

Além do conserto, o trabalho do Sr. Geraldo consistia em automatizar o relógio, que agora é conectado a energia elétrica através de dois motores. 



Esta reforma foi custeada pelo Governo Municipal de Jucás e teve um investimento de mais de R$ 18.000,00, somando-se a reforma, a automação e a instalação. A única exigência era a manutenção da máquina original, que data de 1947, de fabricação do Salesianas de Juazeiro do Norte.




O mais importante desse trabalho, na minha opinião, é a manutenção da máquina, que já possui mais de 60 anos. Jucás tem que aprender a preservar e utilizar o turismo histórico e religioso. Graças ao Blog de Jucás, consegui registrar o relógio no seu funcionamento antigo, ou seja, com a corda dada manualmente, e agora, com a corda automática. Isso é a história acontecendo em nossa frente. Fico feliz de ter acompanhado essa mudança, que ao mesmo tempo preserva nosso patrimônio histórico e nossas tradições, que é de escutar as badaladas dos sinos da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de meia e meia hora.

Assista o vídeo da entrevista com o sr. Geraldo Freire Ramos.


3 comentários:

  1. muito belo, quando funcionando!

    ResponderExcluir
  2. Mesma resposta que coloquei na postagem "A história da devoção: Pois é, nosso Big Ben parou de novo. Em conversa com o Sr. Geraldo, relojoeiro que realizou o conserto, o mesmo disse que é necessário um tempo para ajuste do funcionamento e que é necessário uma pessoa que fique responsável para lubrificar e observar o funcionamento do relógio. Será que essa pessoa existe? E se existe, está fazendo o serviço corretamente? Pois bem, creio que a Igreja deva fazer a parte dela também. Não estou afirmando nada, só supondo, expondo um possibilidade. Obrigado pela visita e comentário. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. muito bom...um abraço de anderson araujo de paulista.

    ResponderExcluir