16 de fevereiro de 2011

Família Araújo


Depois de um período de "recesso", a primeira postagem de 2011 é uma homenagem a família Araújo, tão conhecida no Ceará e Pernambuco, e que por sinal, é minha família. Boa Leitura.

A palavra Araújo é oriunda do complexo linguístico galego-português, formado pelo antigo falar do português do Norte e pelo galego. Possivelmente Rodrigo Anes de Araújo, senhor do Castelo de Araújo, na Galiza, foi o primeiro a adotar o apelido (sobrenome) Araújo.


História:

De acordo com os registros encontrados na Torre do Tombo em Portugal, Araúja tomou a forma masculina Araújo, por se referir frequentemente aos homens, líderes de família, geralmente ligados ao trabalho agropastoril de arar e umedecer a terra.

A origem da família não é bem conhecida. Porém, especialistas afirmam que o primeiro deste sobrenome parece ter sido Rodrigo Anes de Araújo, que teve o senhorio do castelo de Araújo, na Galiza (noroeste da Espanha), donde tomou o nome. Alguns genealogistas acreditam que vivera com seu pai nas gralheiras de Araújo, cujas terras herdara de sua mãe, e que fora o fundador do castelo.

De Rodrigo Anes de Araújo descendem os Araújos da Galiza, onde foram senhores de muitos lugares. Possivelmente, foi seu neto, Vasco Rodrigues de Araújo, o primeiro Araújo de Portugal, entre os séculos XIII e XIV.

Felgueiras Gayo, no Nobiliário das Famílias de Portugal, apresenta várias deduções sobre a origem dos Araújos,  que foram seguidas por José Freire Monterroio e pelo abade de Pera João Luis Salgado, entre elas a que afirma que o sobrenome descende de João Tirante, cavaleiro francês. Além da versão de Manuel de Sousa da Silva, que os faz descender do rei Ramiro II de Leão, progenitor dos sobrenomes Maia e Aça.

As investigações recentes de José Augusto de Souto Mayor Pizarro (Linhagens Medievais Portuguesas) não confirmam esta dedução (também o Conde D. Pedro, as não referiu) e assim, a dedução genealógica desta família só poderá documentadamente ser feita a partir de Vasco Rodrigues de Araújo.

Em Genealogia pernambucana, Magno José de Sá Araújo afirma em sua pesquisa ser descendente de Manoel Lopes Diniz, um representante próximo dos Araújos, que foi arrendatário da Fazenda Panela D'Água e de quem descendem várias famílias de Pernambuco, tais como: Carvalho, Alves de Barros, Torres Barbosa, Nogueira de Barros, Valgueiro Barros, Torres Carvalho, Diniz Carvalho, Belfort, Sá, Nogueira, Ferraz Gominho, Souza, Leal, Fagundes, Alencar, Fonteles, Pereira, Moreira, Medeiros, Burgos e entre elas, a família Araújo, que se fixou, principalmente, em Belém do São Francisco, Floresta, Flores, Cabrobó e Salgueiro.

Conforme dados da genealogia dessa família, essas informações procedem, pois primeiramente, o principal representante dos Araújo veio no Governo de Mem de Sá, de quem era parente, inicialmente radicados no estado da Bahia e, posteriormente, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerias. Atualmente, os Araújos possuem descendentes em todo sudeste e nordeste, principalmente em Pernambuco, nas cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Salgueiro, Exu, Olinda e Recife, cujos históricos dos museus dessas cidades evidenciam a presença dessa família Araújo em destaque na liderança regional, sempre associada à família Diniz.

Com as bandeiras e entradas dos paulistas nos sertões de Minas e Bahia, os Diniz e seus descendentes subiram as chapadas do Cariri e do Pajeú com prestígio entre os demais colonizadores, aliando-se geralmente aos Sá, Araújo, Pires e Carvalho, na maioria, cavalheiros defensores da religião católica e participantes de ordens de proteção da monarquia.

De acordo com o alvará do extinto Conselho de Nobreza (atual Instituto da Nobreza Portuguesa) de 11.6.1981, é chefe do nome e armas dos Araújos o actual visconde de Sinde, Antonio Fernandes Perestrelo de Alarcão.

90 comentários:

  1. valeu d por que eu tambem faço parte dessa família linda

    ResponderExcluir
  2. Valew!!! Nossa família é linda e enorme! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ctza e linda mesmo, no meu caso Silva Araújo, por parte de pai e mãe, mas ambos são do Ceará...

      Excluir
  3. Onde os cardoso de araújo entrão?

    ResponderExcluir
  4. muita babaquice achar que araujo e alguma coisa se vc for pesquisar na etimologia vai ver que esse sobre nome veio nas caravelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida! Que descoberta! Então vc sabe que esse sobrenome veio nas caravelas! Vc é muuuuito inteligente! Kkkkkkkkk

      Excluir
  5. Bem, os Cardoso Araújo já deve ser uma união de famílias aqui no Brasil. Quanto ao outro comentário, amigo anônimo, não menosprezo nenhuma família ou sobrenome, por isso não o faça com o meu, e quanto a etimologia: Araújo, sobrenome Português. Top., do galego (Esp.) do castelo de Araúja, perto do rio Minho. Passou para sobrenome em Portugal por Pedro Pais de Araúja, alferes-mor do reino de Leão e depois do de Portugal. Passou ao masculino por se referir freqüentemente a homem. (pesquisado em livros sobre etimologia das palavras). Abs.

    ResponderExcluir
  6. Milton Alexandre P de Araujo25 de abr. de 2011, 22:40:00

    Obrigado, Gostei muito das explicações e acho que me foram muito uteis.
    Milton Araujo

    ResponderExcluir
  7. Valeu Alexandre. O espaço do Blog é democrático e esperamos sempre cumprir nosso papel de informativo, confiável e de utilidade pública. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu to precisando de ajuda! Eu to preucurando a familia do meu avo! eh uma grande familia do ceara! nessa familia eu fiquei sabendo que tem coroneis e tem muitos Policiais! me ajude! meu msn eh: jhondu973@hotmail.fr
    Meu nome eh jhonatan lopes de araujo!
    o nome do meu avo eh Pedro borge de araujo!
    nesse momento ele tah morando no maranhaão!
    Vou dar o meu facebook tbm: http://www.facebook.com/jhonatan.lopessccp
    Eh Urgente! vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz, eu sou dos Araujos e sou do ceara. O mais velho Araujo que eu conheço é José Araujo Filho(falecido), um coronel que foi dono de muitas terras aki no ceará! qualquer coisa manda e-mail ai pra nicolas_araujo1892@hotmail.com

      Excluir
    2. Meu bisavó se chama adriao Araújo Lopes no Ceará nao cei se ele foi registrado no Ceará ou em viçosa do Ceará ou em granja Ceará queria muito saber a origem dele pq ele deu terreno para fazer a igreja católica de São Sebastião e sua irma deu outra padte da terra mais de duas léguas de terra para igreja católica so san9 Sebastião

      Excluir
  9. Ochent...De que importa o passado minha gente...Ele já passou mesmo...Vamos planejar o futuro,né mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Pra mim o que me importa sobre o passado é que Deus me criou a sua imagem e semelhança.Por isso tudo que faço,penso se Ele faria também.Se é da vontade Dele.E vou assim seguindo minha vida sem me preocupar com nomes,sobrenomes e títulos que o mundo me impôs de guela abaixo.E sou bem feliz assim.Vocês deviam experimentar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O presente vive do passado e futuro vai está sempre no passado ou vc nap estudou história geografia

      Excluir
  11. Artur Junior - Dormentes-pE

    preciso do email de Magno José de Sá de Araujo.

    ResponderExcluir
  12. Olá Artur, onde mora o sr. Magno?! Aqui em Jucás? Se for posso ir atrás e te repassar! Abs.

    ResponderExcluir
  13. Em relação aos comentários anteriores do Anônimo. Respeito sua opinião. Com certeza. Mas essa postagem, creio eu, tem como foco principal iluminar as raízes de uma família. Sei que quem pos os nomes nas coisas foram os homens, mas nem tudo que o homem faz é ruim. Conhecer o passado não siginifica deixar de viver o futuro ou o presente, significa ter mais conhecimento do seu "eu" e construir um presente e um futuro melhores, com mais confiança. Mas isso também é uma opinião minha. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Ao Jonathan! Infelizmente, a família do seu avó não é de nossa região (centro-sul do Ceará), pelo menos ninguém que conheço, ouviu falar em Pedro Borges de Araújo. Pesquise algo em Fortaleza ou no Cariri, que é uma região com muita gente dos Araújos! Abraços.

    ResponderExcluir
  15. johnny araujotambem pertenço a esse clã sou da cidade do rei do baião luiz gonzaga exu-pe

    ResponderExcluir
  16. Alguns livros indicam o estado de Pernambuco como porta de entrada dos Araújos no Brasil, Então Johnny, você pode ser um Araújo original, "de raça", hehehe. Forte abraço primo!

    ResponderExcluir
  17. luciano santos de araújo pai paraibano mão paulista tambem faço parte desta familia

    ResponderExcluir
  18. e os Araujo de Raul Soares mg, alguem sabe?

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, existem sites de árvores genealógicas, onde podemos encontrar nossas origens. Procurem no Google. Bem, meu avó é Raimundo Bento de Araújo (93 anos), filho de Januário Araújo (já falecido), se alguém conhecer irmãos ou primos...

    ResponderExcluir
  20. naum sabia sobre a origem da minha familia, fiquei surpreso com o q descobri!
    sou descendente de portugueses e espanhois!
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Arausio est le nom latin de la ville d'Orange (france). Elle fut construite dans le territoire de la tribu gauloise des Tricastini, membres de la confédération des Cavares. L'étymologie de ce nom est d'origine ligure.Les toponymistes y ont reconnu la racine pré-indo-européenne ar-, signifiant hauteur, à laquelle ont été adjoints les suffixes -aus et -ionem

    Le chevalier Jean Tiranoth ( Joao Tirante) était un bourguignon de la ville d Orange.Il donna le nom de sa ville natale a son chateau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci de votre Fernando aider. Gros câlin.

      Excluir
    2. TRADUÇÃO:
      "Araujo é o nome latino da cidade de Orange (França). Foi construído no território da tribo gaulesa dos Tricastini, membros da Confederação de Cavares. A etimologia do nome vem da Ligúria. A raiz toponômica é reconhecida como pré-indo-européia "ar", ou seja, a altura, que foram adicionados os sufixos "aus" e "ionem".
      O cavaleiro Jean Tiranoth (João brega) foi um burguês da cidade de Orange. Ele deu o nome de sua cidade natal para o seu castelo."

      Excluir
    3. Completando "Elle fut fondée en 35 avant notre ère par les vétérans de la deuxième légion gallique sous le nom de Colonia Julia Secundanorum Arausio."
      Mais informações: http://fr.wikipedia.org/wiki/Arausio

      Excluir
  22. Arlindo M de ARAÚJO25 de dez. de 2011, 16:27:00

    É muito bom ver pessoas interessadas em informação, seja ela de qualquer natureza, e a família é (não opinião minha,mais mundial) a mais importante, sem família a humanidade se desintegra. Sou também desta genealogia, ARAÚJO, Castanhal-PA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome è Paulo Sérgio Araújo da silva minha família è de Belém do para mais não conheço minha família por parte de mãe minha mãe se chamava Francisca Araújo da silva

      Excluir
  23. Olá (primo) Arlindo. Bom saber que nossas raízes também se encontram no PA. Forte abraço aos leitores do Pará.

    ResponderExcluir
  24. Este brasao é verdadeiro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe anônimo, pesquisei em alguns sites e livros. Na internet encontrei várias imagens, mas todas muito parecidas com esta. No livro encontrei descrito da maneira que está na imagem. Então, acho que é verdadeiro. Forte abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
    2. Fomos nós que confeccionamos esse brasão entalhado em angelim. Confira: www.picapauentalhes.com.br

      Excluir
  25. tambem sou araujo, nilson. queria saber se araujo significa algo espesifico como pó ou arauto?

    ResponderExcluir
  26. Muito legal a origem do nosso sobrenome..
    Parabéns a todos nós Os Araújo...
    :D

    ResponderExcluir
  27. Minha família é muito grande em Pernambuco, Meu avô chamava-se João Francisco de Araújo, Tenho muito orgulho de carrega esse nome.

    ResponderExcluir
  28. Araujo nunca pensei q esse nome leva uma familia tao grande como tenho orgulho de ser uma ARAUJO e vou ser para sempre!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. então o nosso sobrenome é de origem portuguesa ne

    ResponderExcluir
  30. Sou Araújo do Esp. Santo, mais especificamente de Muniz Freite - Meu Avó chamava-se Herculano Machado de Araújo. Não tenho informações da arvore genealógica da minha família, não tenho nomes dos parentes anterioroes ao meu avô. Gostaria de saber se vcs têm alguma informação dos Araújo do Esp. Santo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou neta de Angelino Batista de Araujo de Muniz freire, será que somos parentes?

      Excluir
  31. Sou Araújo de Fortaleza, Ceará moran do em Nova Friburgo no Rio de Janeiro. Bom saber que a minha familia é tão grande.Abraços a todos os Araújos. Tailândia Araújo

    ResponderExcluir
  32. participo desse familia , de uma origem belissima , conhecer o passado e sua origem é vc se auto avaliar . Gostei da historia dessa familia maravilhos , grande e nobre e vamos construir o futuro dela

    ResponderExcluir
  33. Caros,
    Pelo que lí nos comentários, os Araujos são originalmente de Pernambuco? Alguem conhece a árvore genealógica básica (inicial) da família Araujo?
    Kleibe Araujo

    ResponderExcluir
  34. Bravo a vc que teve o trabalho e a curiosidade de descobrir às nossas origens, é muito importante, é cientifico conhecer nossas origens. O Brasil é formado por uma multitude de paises, principalmente europeu. Conhecimento da genealogia é uma matéria complicada, coragem e continue. Também faço para da familia ARAUJO com muito orgulho

    ResponderExcluir
  35. Caros familiares, vejam essa informação:

    http://www.portuguesaebrasileira.com/nobreza.html

    veja familias ARAUJO

    barão ARAUJO FERRAZ
    barão ARAUJO GOIS

    ResponderExcluir
  36. Oia eu to bem ! Karoline Araujo meu nome ! rs

    ResponderExcluir
  37. Parabéns pelo belíssimo trabalho!
    Sou Araujo, minha mãe é de Cachoeiras na Bahia.

    ResponderExcluir
  38. ola amigos meu nome é anderson e sou da familia araujo de goiana e regiao do seridó paraibano.....

    ResponderExcluir
  39. O nome da minha avo é leciana araujo Araújo e sua irman é minervina araujo .sou de pernambuco. E a unica coisa que sei é que elas tem varios parentes ns cidade de petrolina.e no estado da paraiba.e gostaria muito de achar os familiares de minha avó

    ResponderExcluir
  40. Excelente trabalho! Sou Araújo meu pai é João Bispo de Araújo filho de Luzia Gonçalves Araujo de Almeida e Benedito Gomes de Araújo, eles eram de Floriano PI

    ResponderExcluir
  41. Ola sou de Rondonia. Tambem sou desta maravilhosa familia Araujo. Meu avo e bisavo vieram para Rondonia no ano de 1958, me parece que eram de Paraipaba-Ceara. Abraço a todos. Edvaldo de Araujo Elias

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Olha queria Saber uma Coisa Meu Avô se Chamava Pedro Maria de Araújo Seu Pai Antônio Maria de Araújo os Irmão Homens do meu Avô eram Manoel maria de Araújo João Maria de Araújo Severino Maria de Araújo Todos Nasceram em Nazaré da Mata Pernambuco Mas Foram Residir em Limoeiro Pernambuco Sei muito pouco dessa Família dele e Sua Origem pois minha Família nem liga e nem toca no Assunto queria Saber pois esse Nome Araújo é Bem Antigo Na Família

    ResponderExcluir
  44. OLÁ! ALGUEM DO RIO GRANDE DO NORTE DE JUCURUTU DA FAMILAI ARAUJO, MINHA DESCENDENCIA É DE LÁ. ATUALMENTE MORARMOS EM MS.

    ResponderExcluir
  45. Minha família é Araújo e veio do Ceará para o Maranhão e parte migrou para o estafo de Goiás, hoje Tocantins. Moramos em Araguaína.

    ResponderExcluir
  46. Minha Família é Araújo veio de Portugal para a Bahia, e se espalhou por minas,sao Paulo,rio de Janeiro,sergipe,tocantis,

    ResponderExcluir
  47. (anonimo 2) -Sou mineira de Dores do Indaiá. Sou Araújo e em minha cidade, esse sobrenome (de nascidos lá) e espalhados mundo afora deve ser de umas 6 mil pessoas.E lá, há os Araújos ricos e os pobres que , na verdade são parentes,mas nem se conhecem..., Moro em Belo Horizonte-MG.Nossa família que tenho conhecimento há : em Brasília,Goiânia, Gioanésia, São Paulo, Guarulhos,Belo Horizonte,Divinópolis,Bom Despacho,J.Pinheiro, Sete Lagoas e muitas outras cidades inclusive em outros países.O difícil é quando se chega no Estado.Não se consegue chegar muito longe pois os que saberiam, já faleceram e os que ficaram não tiveram interesse.Estou tentando...

    ResponderExcluir
  48. Estou procurando familiares do Meu trisavo porfiro Vicente Araujo ,seu Filho que e o Meu bisavo Manoel Vicente Araujo,falecido em Flores ,pernambuco ,se alguem tem informacoes Meu Mail e ( sidneysantosr@hotmail.com )abracos a todos Araujo

    ResponderExcluir
  49. Sou Araújo meus avós Irene Francisvo Araújo e Maria Coelho de Araújo, minha vo veio pequena de Portugal para a Bahia, se alguém conhecer me avise por favor, não conheci eles, mas tenho muito orgulho do Araújo.

    ResponderExcluir
  50. Oi meu nome é Andréia Araújo meu pai nasceu e Tacaratu Pernambuco o nome do meu pai e Francisco Pedro de Araújo o meus avós se chama Pedro e Alice gostaria muito de conhecê-lo não sei como eles são não conheço a família do meu pai ele mim trouxe muito pequena pra Salvador se alguém souber alguma coisa dele é poder entrar em contato eu agradeço hoje eu estou com 31 anos o nome de minha irmã e Adriana Araújo minha mãe e Maria José vou passa meu número 071999888191 eu sei que a família e bastante grande tenho muitos tio desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  51. Meu nome Geovane Araújo sou de fortaleza, meu a avô José araujo chaves,meu bisavô severo araujo chaves, meu tataravo João araujo chaves, meu escanchavo Manuel Araújo chaves. O pai do meu avô migrou da cidade de Cratera para campos belo e meu avô logo em seguida migrou para um lugar chamado Lista ex município de Santa Quitéria Ceará,essa é minha história até onde eu sei.

    ResponderExcluir
  52. SOU DA FAMÍLIA ARUJO DESCENDENTE DE MINAS GERAIS ESPECIFICAMENTE DO NORTE. DESCENDENTE DE JOÃO BATISTA DE ARAUJO.

    MUTANS GUANAMBI BAHIA

    ResponderExcluir
  53. Sou do norte do Paraná e aqui nossa Família Araújo é grande, somente uma tia ficou no interior de São Paulo. tenho poucas informações dos antecessores da nossa família. Meu vô José Araújo e vó Esverdiana Lima de Araújo (ambos falecidos). Viveram em Quintana interior de São Paulo . Será que encontro alguns primos aqui mais próximo? Estou tentando montar a árvore para descobrir se nossos Araújos vieram de qual parte.

    ResponderExcluir
  54. Meu avô José Aprígio de Lima veio de Baturité-CE com a esposa Josefa Fernandes de Araújo para o Acre e fixaram residência lá. Mas veio também outro avô Anastácio Ferreira de Souza de Sobral Ceara, mas primos e outros.
    Meu email: terezinhaaprigio@gmail.com
    Quem tiver qualquer informação agradeço!

    ResponderExcluir
  55. Araújo é a família de minha mãe do interior do Ceará. Seu avô era coronel, dono de engenho de cana de açúcar no arraial, perto de Missão Velha. Manoel Araújo Dantas ou Manoel Dantas de Araújo. Ele veio de um local incerto, possivelmente Paraíba ou Pernambuco e se estabeleceu no Ceará. Casou-se com Joana Ribeiro. Se alguém tiver alguma informação desta família, por favor entre em contato comigo pelo e-mail iotafi@gmail.com
    Grato,
    Jocel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua história parece um pouco com a de meu avô José Antônio de Araújo que largou a familia em PE e sumiu.

      Excluir
  56. Meu avô Aristides Pedro de Araújo morava em Iguatu Ceará ,foi embora para o Paraná em 1958 e nunca mais voltou,é falecido mas disse que a família dele era muito grande.

    ResponderExcluir
  57. Minha mãe é Araújo de Belo Horizonte, o meu bisavô, lauro de Lagos Ferreira de Araújo, encontrei a trajetória dele no diário oficial de Juiz de Fora como professor em 1885. Nada mais encontrei alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  58. Minha família e Araújo, provenientes do Ceará..

    ResponderExcluir
  59. Alguém tem conhecimento de um certo Francisco Galdino de Araújo aqui no Ceará, por volta de 1860? Ele veio do RN viúvo e constituiu família aqui no CE..

    ResponderExcluir
  60. Queria saber a origem do meu Araujo, o maximo ancestral que eu sei foi José de Araújo Coelho, residente em Salobro/Lagoa Alegre/Piauí .

    ResponderExcluir
  61. Sou neta de Adelino Araujó, (falecido) meu pai Jurandi Vicente de Araujo, nascido em Rio Tinto-PB, alguém que tenha informações sobre essa familia?

    ResponderExcluir
  62. Sou filha de José Chagas Araújo, já falecido gostaria de conhecer a família dele

    ResponderExcluir
  63. Meu bisavô chegou em Coremas/PB no idos de 1920. Nunca falou de onde era, só sabíamos que era oriundo do Ceará. O nome dele era Luiz Cláudio de Araujo.

    ResponderExcluir
  64. Casou-se com a minha bisavó que era de Coremas/Pb, constitui família e até hoje não sabemos de qual município do Ceará ele era.

    ResponderExcluir
  65. Chegou em Coremas/PB, casou-se com uma senhora da família Ferreira, desta união surgiram 4 filhos (2 homens e 2 mulheres) é até hoje não sabemos a origem dele.

    ResponderExcluir
  66. Sou Pereira de Araújo por parte de pai. Procuro por meus Araujos de PE, pelos lados de Aguas Belas,Garanhuns ......

    ResponderExcluir
  67. Meus avós: José Antonio de Araújo e Maria José de Araújo de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  68. Estou á procura de certidoes dos mesmos.

    ResponderExcluir
  69. Se por aqui tiver algum parente de José Antonio de Araújo e Maria José de Araújo, por favor me informem. Meu email: reniraportugal@gmail.com. obrigado.

    ResponderExcluir