2 de julho de 2010

O caçula quer sair de casa


São Pedro do Norte. Foi elevado a categoria de distrito apenas em 1990; foi o último a ser criado por lei, em Jucás. É nosso caçula. Porém, rapidamente tornou-se o maior distrito do município, exlcuindo-se a sede, é claro.

São Pedro do Norte. Terra da Cerâmica São Pedro e do Estádio de Futebol Souzão, como é conhecido, aliás, na minha opinião, atualmente essas são as duas maiores referências do distrito. A Cerâmica que é conhecida em toda a região pelos produtos de boa qualidade e o Estádio pelo famoso Copão do São Pedro.

São Pedro do Norte...

Vamos focar no objetivo dessa postagem. Através do projeto de Decreto Legislativo Nº 13/10, de 10 e junho de 2010, aprovado no dia 17 de junho pela Assembléia Legislativa do Ceará, São Pedro do Norte pode deixar de ser distrito de Jucás! E de quebra, o Mel, a Canafístula e todos os sítios e vilas que compreendem essa região!

Pois bem, o Decreto determina a realização de consulta plebiscitária no município de Jucás, para emancipação dos distritos de São Pero do Norte, Mel e Canafístula.

O deputado Heitor Férrer (PDT) votou contra a Lei de Emancipações “porque atropela a Constituição Federal”, mas que é a favor dos decretos legislativos, porque dão o direito à sociedade de se manifestar, através de plebiscitos sobre suas emancipações. “Seria um absurdo eu votar contra. Voto a favor de todas essas resoluções que autorizam os cidadãos a se manifestarem sobre o assunto”, acrescentou.

Marcos Cals (PSDB) elogiou o trabalho do presidente Domingos Filhos e sugeriu "que a TV Assembleia faça reportagens em todos os distritos que almejam a emancipação, estimulando a população a participar dos plebiscitos”

Além do São Pedro, mais 16 distritos de todo o estado conseguiram autorização para a realização do plebiscito. Os decretos aprovados contemplam os seguintes distritos:

- Juritianha, em Acaraú;
- Santa Felícia e Santo Antonio, em Acopiara;
- Jacaúna e Tapera, em Aquiraz;
- Parajuru, Pauripueira e Forquilha, em Beberibe;
- Jurema, em Caucaia;
- Ponta da Serra e Santa Fé, no Crato;
- José de Alencar, em Iguatu;
- São Pedro do Norte, Mel e Canafistula, em Jucás;
- Pajuçara, em Maracanaú;
- Amanari, São João do amanari e Tanques, em Maranguape;
- Itapebussu, Antonio Marques, Lagoa do Juvenal, Manuel Guedes e Vertentes do Lajedo – também em Maranguape;
- Palestina e Umburanas, em Mauriti;
- São João do Aruaru, em Morada Nova;
- Minerolandia, em Pedra Branca;
- Antonio Diogo, em Redenção;
- Santa Tereza, Trici e Carrapateiras, em Tauá.

Por mais que o Blog tente ser imparcial neste assunto, é impossível. Eu sou a favor. São Pedro sempre foi um distrito diferenciado, mais desenvolvido e sempre tratou suas relações com Jucás com distinção, como se realmente já fosse independente. Tudo bem que Jucás vai ficar desse "tamanhinho", mas acho que essa emancipação é o que o povo do São Pedro quer.

Mesmo que o plebiscito mostre o desejo da população da emancipação, não significa que São Pedro se tornará município, há ainda todo um tramite na AL do Ceará para que isso aconteça. O plebiscito é apenas uma ferramenta de consulta popular utilizada pelos deputados.

O plebiscito deve ser realizado durante as eleições para presidente do Brasil, agora em outubro de 2010. Mas o Blog de Jucás propõe aos seus leitores uma pesquisa prévia. A partir do dia 6 de julho estará disponível na página principal do Blog uma enquente sobre a emancipação do São Pedro. Vá lá, dê seu voto, expresse sua opinião sobre esse momento histórico para nossa terrinha

32 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa, sou o Sales Ribeiro, presidente da APESPMEC-Associação Pró Emancipação de São Pedro, Mel e Canafistula, e me coloco à disposição de todos para maiores esclarecimentos sobre a emancipação política do distrito de São Pedro do Norte.
    Sales Ribeiro
    sales.big@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sales. O Blog é um espaço aberto para divulgações sobre a emancipação, então se precisar, pode contar conosco. Não deixe de visitar e comentar no Blog de Jucás. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a vc que criou esse blog, ele vai ser de muita utilidade para incentivar as pessoas a otarem a favor da nossa emancipação politica, queremos sim sermos independentes. e vamos conseguir!

    ResponderExcluir
  4. É...mais um ringue de galos pode está sendo formado no país.Seria bom se o que movesse essa tamanha vontade na emancipação fosse para o bem do povo humilde do são pedro e não o interesse político de algumas poucos que não tiveram projeção política em Jucas e agora veêm nessa emancipação a oportunidade de finalmente se emanciparem também como políticos e finalmente "tomar conta" do erário público em favorecimento próprio...

    ResponderExcluir
  5. Não há nada tão democrático, quanto esse espaço para comentários do Blog. Aqui nós podemos observar a opinião do público, melhor, as opiniões. Eu, particularmente, concordo com os dois últimos comentários, de "anônimos" diferentes. Sou a favor, como já havia afirmado, pena que eu também ache, que a grande maioria dos interessados não está preocupada com o bem comum, mas no ganho político. Pode se tornar um palanque. Espero que esteja errado. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria somente de comentar o 4º comentário dizendo que é característico das emancipações de distritos o surgimento de novas lideranças políticas no novo município, principalmente em uma região como Jucás que a muito tempo a população possui somente duas opções políticas para escolher. Isso já está se tornando monótono. O povo de São Pedro, Mel e Canafístula também buscam com a emancipação o aparecimento de novas lideranças que tragam idéias novas.

    Sales Ribeiro.

    ResponderExcluir
  7. Felipe Boaventura (genro de Firmo Holanda)15 de ago. de 2010, 18:13:00

    Caro Djferson, parabéns pelo blog e pela imparcialidade dos seus comentários, pena que na minha querida CARIUS não temos o mesmo...
    Caro Sales Ribeiro, sou o autor do "ringue de galos"(não rinha, em respeito aos galos),tento ter a mesma esperança que Djferson e ficaria feliz em está errado, porém o que ouvimos por aí(boatos, claro!!!) é que a emancipação nem saiu ainda e já temos candidatos e padrinhos se movimentando.Não creio que seja errado a discussão política, nem as alianças, nem as articulações, isso é próprio da política e de muitas outras áreas profissionais.O que não podemos esquecer é que não haverá novas lideranças e, sim, novos rostos com velhas caras conhecidas.Espero, ansiosamente, é que essa emancipação venha realmente trazer benefícios ao povo humilde do São Pedro.Ficaremos na torcida, mas de olho!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Caros Sales e Felipe. E a quem mais interessar. A política no Brasil é um caso à parte no mundo, e a política em Jucás é um caso à parte no Brasil. Tucanos e gaviões oscilam em universos dividos por uma linha muito tênue. Uma prática comum em todo o território nacional, mas que chega a ser exagerada em nossa terrinha. OUtro ponto é a importância da política na vida dos jucaenses. Aspira-se e expira-se política, particularmente nunca vi, em qualquer outra cidade, algo como isso. São Pedro tenta "suas independências", entre elas, independência política. Um jogo, interessante, para as lideranças da região. Que São Pedro, caso consiga sua emancipação, possa criar sua própria tradição política, uma nova política para um novo município. Abraços a todos e acompanhem a enquete, a disputa está acirrada.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de pedir ao povo jucaense que digam sim também a emancipação de São Pedro/Mel/Canfístula, pois a nossa hora de tornarmos independentes já chegou, assim como um dia chegou para Jucás. Independente de questões políticas, de quem vai ser o prefeito, quem não vai ser, o importante é conquistarmos a nossa autonomia política. Gostaria de dizer que mesmo com a nossa emancipação o povo de Jucás continuará amigo do povo de São Pedro, em nada essa conquista diminuirá a nossa admiração e respeito que temos pelo povo jucaense.

    Sales Ribeiro.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de dizer a todos que no dia 7 de setembro a APESPMEC estará realizando a 1º Maratona da Indepedência. O evento terá o percurso de 4km, saindo da praça da Vila Canafístula e tendo como ponto de chegada a praça da Vila São Pedro. O evento terá início às 08:00h, e premiará os 5 primeiros colocados, destaque para o vencedor que levará uma bicicleta como prêmio. Para participar é preciso ter partir de 18 anos de idade e ser filho natural de Jucás, a inscrição é gratuita.
    "Todos pela emancipação"

    Sales Ribeiro.

    ResponderExcluir
  11. Isso! Mais um prefeito e mais vereadores...é disso que a região precisa. Mais políticos! É besteira gastar essa verba com uma escola técnica ou com aulas de reforço na rede municipal. O bom são cargos políticos!

    ResponderExcluir
  12. Respondendo o Praguinho

    Amigo entendo perfeitamente a sua preocupação com a criação de mais cargos políticos, realmente vivemos em um país em que a coisa pública tem sido usada para beneficiar algumas pessoas que tomam conta do poder. No entanto a emancipação dos distritos não empediraá que os novos prefeitos façam os investimentos aos quais você se refere, sendo assim porquê os atuais prefeitos não fazem estes investimentos agora sem precisar que haja as emancipações. A emancipação do distrito de São Pedro juntamente com Canafístula e Mel, significa justamente a esperança da realização desses e outros investimentos necessários ao bem estar de nossa população.

    Vamos em frente.

    Sales Ribeiro

    ResponderExcluir
  13. Desequilíbrio e ingratidão marcam discurso da candidata a deputada estadual Mirian Sobreira

    No comício realizado ontem, no bairro Tabuleiro, em Iguatu, a candidata a deputada estadual Mirian Sobreira (PSB) soltou algumas frases que merecem reflexão. No discurso Mirian pediu para o eleitor não votar em candidato "Ficha Suja", de certo, se referindo aos candidatos Edilmo Costa (PR) e Jocélio Viana (PHS), até então, nomes que apoiavam a candidata e abandonaram o barco.

    As colocações de Mirian Sobreira nos faz lembrar quem os colocou na política, no caso, o deputado estadual José Ilo Dantas.

    Outro dia, José Ilo disse numa entrevista concedida a rádio Liberdade que a traição e a ingratidão são as piores qualidades de um homem.

    Nas eleições de 2008, Edilmo e Jocélio votaram na candidata Mirian Sobreira para prefeita e hoje colhem os frutos de sua ingratidão, onde ela pede para o eleitor não votar em candidato ficha suja, numa clara alusão aos dois postulantes.

    Já dizia o meu velho pai: bocado comido, bocado esquecido.

    E mais: Mirian pediu para a população de Iguatu não votar em candidatos de fora, o que significa dizer que o povo de Acopiara e outros municípios da região não deve votar nela, levando-se em consideração a mesma ser de Iguatu.

    Ainda de acordo com Mirian, seria um atestado de burrice da população votar em um candidato de fora. Pegou mal as colocações de Mirian se é que ela pretenda tirar voto em outros municípios.

    Em tempo

    A candidata só esqueceu de falar em suas propostas para Iguatu. Perdeu muito tempo detonando os ex-aliados e não falou nada em benefício do povo. Ei, ei...

    ResponderExcluir
  14. Sales, aqui é o Roberto.
    Daqui estou torcendo muito pela emancipação, concordo com você que chegou a hora, e agora a possibilidade deixou de ser um sonho, tornando-se realidade.
    O Presidente do TSE, Lewandowski, deixou-me triste mês passado, dizendo que esta questão seria decidida depois da eleição, pois eu esperava que o plebiscito viesse junto no dia 03 de outubro.
    Cresci vendo o crescimento do São Pedro, absurdo, e acho que com a emancipação isso pode tomar impulso ainda maior.
    No entanto, também me preocupa o pouco surgimento de novas lideranças sem velhos costumes (rateamento de cargos antes da eleição, divisão de secretarias antes de sequer haver previsão concreta de data para emancipação.
    Portanto, assisto daqui a tudo isso, torcendo para que novos líderes como você surjam, pessoas que não precisam da política para sobreviver, mas que trabalhem para unir forças em prol do bem comum.
    Parabéns, fico muito tranquilo que pessoas como você conduzam e liderem esse projeto. Um abraço, e espero que esse canal de comunicação seja a partir de agora contínuo.
    OBS: Das próximas vezes, prometo ser mais breve rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao Djefferson pela iniciativa.
    Leonardo, meu irmão, foi quem me falou, achei fenomenal.
    Queria te pedir que esse espaço continuasse imparcial como já elogiado por comentário anterior, e que não seja usado para citar exemplos de candidato A ou B. Precisamos de um espaço assim, Djefferson, um abraço!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Roberto, o Blog é um espaço do povo, principalmente para discussões fundamentadas. Não deixe de visitar e comentar no Blog de Jucás. Forte abraço pra você e pro Leo.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Roberto (Bebeto).

    Obrigado pelas palavras de apoio, sei que são verdadeiras. Não se preocupe quanto a condução do processo, pois enquanto tivermos à frente desta luta nós a conduziremos da melhor maneira possível. A emancipação de nossos distritos na verdade tornou-se uma dívida de nossa geração para com as gerações passadas, pessoas que sempre se dedicaram ao crescimento de nosso distrito, aqui englobo o seu pai que tenho certeza, aonde estiver está torcendo para que dê tudo certo. Não fique triste pelo adiamento do plebiscito é questão de tempo. Bebeto, pessoas como você também se incere nesta luta, principalmente pela identificação que você tem com essa terra, esse povo tem um carinho especial por você. Você também poderá contribuir muito para a nossa emancipação e consequentemente pela melhoria da qualidade de vida de nossa gente.

    Abraços.

    Sales Ribeiro.

    ResponderExcluir
  18. Tranquilo, Professor (como papai te chamava rsrs).
    Esse processo deve ser alavancado para o bem de todos.
    Valeu pelas palavras, pois sei que muito do que sou hoje e o carinho que as pessoas têm por mim foi pelo jeito de conduzir os processos da luta diária. Costumo dizer que ele era o "melhor filósofo da vida diária" que eu conheci.
    Grande abraço, espero que após apagadas as chamas da eleição, o Poder Político - Público reinicie os trabalhos, pois temos 02 anos a trabalhar para que a próxima eleição já seja no São Pedro. Bom convívio o virtual, professor, mas espero em breve pelo menos por algum dia seja real, na Vila.
    Um abraço, cara.

    ResponderExcluir
  19. Ronald freire disse...olá professor em primeiro lugar quero parabeniza-lo por voce esta afrente desta luta.como ex-ACS sei que são dificeis,mas conhecendo o seu caráter e a sua perseverança,consiguirar trazer conquistas a nossa querida terrinha.torço que com a vinda da emancipação, possa vir tambem novos lideres com cara de política e não de politicagem,espero tambem que a nossa gente reconheça, essa nova geração como um geito mais inteligente de liderar.forte abraço, vamos a luta.

    ResponderExcluir
  20. Olá amigo Ronald!

    Grato pelas palavras de confiança. Todos os dias as pessoas nos abordam nas ruas de nossa vila e em nossas comunidades e nos abraçam felizes por a cada dia sentir a nossa emancipação mais perto, nunca estivemos tão próximos de concretizar este sonho. Precisamos unir forças para que tudo isso aconteça. Quanto ao surgimento de novas lideranças, já é nítido que o nosso povo carece de novos políticoa que vislumbrem um mundo melhor, com novas idéias e com muita vontade de trabalhar, sobretudo por aqueles que mais precisam. É preciso primeiro acreditar e depois arregaçar as mangas para juntos partilharmos essa grande conquista.

    Um grande abraço.

    Sales Ribeiro

    ResponderExcluir
  21. na minha opinião,São Pedro ñ
    deveria ser um municipio,pois ñ tem recursos para isso.
    A DEPÊNDENCIA da vilA continua aumentando,tanto na area de saúde;como de segurança...

    ResponderExcluir
  22. Olá companheiro,

    Não pense assim sem antes conhecer o assunto.
    Quem lhe disse que São Pedro não teria recursos para se tornar independente não conhece do assunto e/ou não concorda com a nossa emancipação.
    A verdade é que os órgãos dos Governos Estadual e Federal, já fizeram um estudo de viabilidade econômica em nossos distritos, e está comprovado São Pedro, Mel e Canafístula possuem todas as condições, inclusive econômica, para formarem um novo município, e com certeza um município própero na região centro-sul do estado.
    Com a nossa emancipação Jucás em nada vai perder, muito pelo contrário, todos sairão ganhando. A nossa emancipação significa desenvolvimento para todos e crescimento para os dois municípios: Jucás e São Pedro do Norte.

    Abraços.
    Sales Ribeiro.

    ResponderExcluir
  23. começa hoje em são pedro a programação pelo dia nacional do trabalho e pelos 40 anos da cobasp; abertura dia 30 de abril as 19hs no calçadão com o show de talentos apresentação de musicos, grupos de danças e muito mais. realização amusp,apoio são pedro fm. A programação segue até o dia das mães com varias atrações; corrida de jegue,passeio ciclista,roda de capoeira,maneiro-pau,pau de fita,são gonçalo,forró pé de serra,show evangélico, show católico. E o encerramento no domingo com a celebração da missa em ação de graças as 8hs da manhã. a tarde a grande abertura do tradicional copão de são pedro. realização cobasp.

    ResponderExcluir
  24. Oi conterrânios!!! Sou Radialista Esportivo e Político, em Fortaleza , da Rádio Metropolitana AM 930.Estou eufórico com a possibilidade de S.Pedro conseguir sua emancipação,pois, sou filho da terra e minha família é uma das quatro que fundaram O então "SÍtio" S. Pedro.Tudo cemoçou ao redor de um Juazeiro onde é, hoje, o ponto comercial do meu primo Elizaldo.

    Cumprimento-lhe pelo Blog.

    Sérgio Cunha.

    ResponderExcluir
  25. Olá Sérgio. Sempre é bom encontrar um conterrâneo no mundo virtual. Legal conhecer um pouco mais sobre a história do início de São Pedro. Se você tiver mais depoimentos sobre a gênese do distrito, as famílias, enfim, e você quiser compartilhar com o Blog de Jucás é só enviar para djpublic@gmail.com. Fotos, documentos, registros, depoimentos, tudo pode se transformar numa postagem. Obrigado pela visita e comentário. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  26. Ainda não vi nada relatado sobre o nosso querido Padre João...

    ResponderExcluir
  27. Olá Lenildo. Estou reunindo informações para fazer uma espécie de biografia do Pe João. Qualquer informação, relato ou história sobre ele me interessa. Se puder e quiser ajudar, me manda um e-mail djpublic@gmail.com. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  28. ola passo pelo seu blog deixo meu protesto.são pedro prescisa mudança urgente.mais um homicidio.cede a policia
    e nossa segurança cade.são pedro prescisa sim ser emancipado, prescisa mudança e que faça a diferença...

    obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. seria tão bom se são pedro passase ser cidade ia gerar mais empregos nos podemos ter segurança tudo de otima qualidade espero que isso sai não fique só no papel vamos torce pra tudo dar certo anõnimo 2/1/2013

    ResponderExcluir