25 de outubro de 2010

A história da devoção


A atual Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo foi o primeiro templo religioso edificado nas terras desta antiga cidade, remonta aos princípios do século XVIII, entre 1730-1731.


Um documento paroquial de 29 de julho de 1731 é o primeiro registro que prova a existência da capela ou igreja de São Mateus, que, nessa data, já estava funcionando, conforme cita o documento.

Este documento, na verdade, é um termo de casamento, o qual foi celebrado pelo sacerdote Padre Antonio Barbosa Gerez, 2ª Cura e Vigário Geral de Icó.

Um fato intrigante que ocorreu, já nos primórdios da capela, foi a veneração, em altar, de duas imagens de santos: o próprio São Mateus que aqui chegou entre 1720-1724 e a imagem de Nossa Senhora da Glória acolhida pelos São Mateuenses em 1745.

Somente depois de cerca 30 anos é que Nossa Senhora do Carmo assume o posto de padroeira dessas terras. Isso ocorreu após a passagem dos carmelitas por esta região, que, vendo o questionamento dos fiéis na devoção de seus padroeiros, São Mateus e Nossa Senhora da Glória, entraram em comum acordo com o Capitão Cosme Ferreira Gomes e sua esposa Izabel Ferreira Gomes, desbravadores dessas terras, com o intuito que esta ocorrência fosse levada ao Bispo.







O capitão Cosme Ferreira fez com que o frei Manoel de Jesus Maria levasse o caso ao Bispo de Olinda, para que se fosse tomada uma decisão quanto ao santo para adoração.

Apesar da localidade se chamar São Mateus, e de a imagem deste santo ter sido a primeira a ser venerada pelo povo, em 7 de dezembro de 1755 é criada a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo por comissão do Exmo. Sr. Bispo de Olinda Dom Francisco Xavier Aranha, talvez por influência dos carmelitas que por essas terras passaram.

O frei Manoel de Jesus Maria traz a provisão desta data acima citada e assim fica separada de Icó e constituída a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo.

A partir desta data a devoção dos fiéis pela Virgem do Carmelo tem início e a imagem de Nossa Senhora do Carmo chega a esta freguesia em 22 de março de 1757. Aliás, esta imagem, talhada em madeira, ainda é guardada pela paróquia de Jucás, e apesar de seus mais de 250 anos está em perfeito estado de conservação.


O primeiro vigário de São Mateus foi o Padre Anacleto Soares da Veiga, de 1756-1758.


A lenda da construção


Por volta de 1761, o Padre Sebastião da Costa Machado e seus fiéis idealizaram a construção de um templo, que fosse magnânimo e digno de abrigar a devoção do povo à Nossa Senhora.







Resolveram construir este templo em um local escolhido por eles, o sitio Várzea, por ser um terreno plano apropriado para o crescimento da cidade. A lenda sobre esta construção conta que alguns devotos conduziram a imagem de São Mateus até este local, sendo que no outro dia, a imagem foi encontrada no local onde hoje se encontra a igreja, sem nenhuma explicação. Confusos e intrigados com o ocorrido, os devotos recolocaram a imagem no sítio Várzea. Porém, mais uma vez a o santo havia dormido lá e acordado no local da atual igreja. Depois da terceira vez deste acontecimento, resolveram iniciar a construção no ponto determinado pela Imagem de São Mateus.


20 comentários:

  1. essa igreja é a mais linda dessa região
    o destaque da cidade de jucás...
    mto linda

    ResponderExcluir
  2. ja estive nessa igreja e ela sempre foi e será linda desse geitoo

    ResponderExcluir
  3. Concordamos com os comentários dos 3 anônimos. Não deixem de visitar e comentar no Blog de Jucás. Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. eh mas o relogio da Maatriz tao bonito, tao caro... ja parou? hehe

    Sera q o nosso prefeito vai deixar de lado um dos pontos turisticos da cidade.
    Vamos ver se coloca pra frente, pq era melhor o nosso "Big Ben" sendo manual e funcionando que automatico e parado.

    Ah... e as ELEIÇOES já já!!! Deixa pra ultima hora nao. da mais comnetarios ... blz
    VAMOS mudar essa programaçao (FESTIVAL DE FERIAS) esta como eh utilizado por 'nois' fraca! hehe (os bares eh q vao gostar pq o pessoal vao ficar neles)

    ResponderExcluir
  5. Pois é, nosso Big Ben parou de novo. Em conversa com o Sr. Geraldo, relojoeiro que realizou o conserto, o mesmo disse que é necessário um tempo para ajuste do funcionamento e que é necessário uma pessoa que fique responsável para lubrificar e observar o funcionamento do relógio. Será que essa pessoa existe? E se existe, está fazendo o serviço corretamente? Pois bem, creio que a Igreja deva fazer a parte dela também. Não estou afirmando nada, só supondo, expondo um possibilidade. E quanto as eleições hehehe, aqui em Jucás começou desde 2009 hehehe. Não se preocupe, em breve teremos postagens sobre as eleições 2012. Obrigado pela visita e comentário. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Caro Djfersson! desculpe pelos comnetarios feitos no blog!. Esse nao eh o lugar para expor reclamaçoes(ate pode ter) mas para enriquecer as historias da nossa terrinha.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Caro Djfersson! desculpe pelos comnetarios feitos no blog!. Esse realmente nao eh o lugar para expor reclamaçoes(ate pode ter) mas sim para enriquecer as historias da nossa terrinha.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Caro anônimo, pelo contrário. O Blog de Jucás é um espaço público e desvinculado a qualquer tipo de instituição. Totalmente "pessoa física". E creio que sim, é um lugar para reclamações, discussões, sugestões, críticas, enfim. O Blog é um espaço democrático que nivela as pessoas. Aqui somos todos iguais. Ao responder seu comentário anterior expressei minha opinião. Indepentende de qualquer coisa. São debates e discussões como estas que estamos realizando que abrem nossa mente e enriquecem nosso conhecimento. Mais uma vez agradeço pela visita e comentário. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. blz.. e concordo contigo.
    força aih garoto e parabens pelo trabalho realizado em prol da nossa cidade!

    abraço!

    ResponderExcluir
  10. eu acho que com o relogio funcionando ou não, jucás não seria o mesmo sem essa igreja e a festa religiosa da padroeira que ela promove todos os anos...

    ResponderExcluir
  11. Olha anônimo, pode ter certeza. Na minha opinião Jucás possui 3 símbolos: a Serra de São Mateus; o rio Jaguaribe; e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e sua festa. Esta, por sinal, tem 50% de representatividade, claro, no meu ponto de vista. Mas prefiro a Igreja com o relógio funcionando, por isso espero que a paróquia esteje providenciando seu "religamento". Forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. como é que a paróquia pode fazer alguma coisa se o relógio foi enregue a prefeitura?
    o próprio mestre que veio fazer o concerto disse que iria entrega-lo a prefeitura e não a paroquia porque quem pagou foi ela.
    então o relógio está na matriz mas é um pertence da prefeitura.
    melhor se tivessem construído uma torre em frente a prefeitura para colocá-lo

    ResponderExcluir
  13. se o relógio nao está funcionando como devia quem deve entrar em contato com a o "MESTRE" era a dona do relogio: A PREFEITURA

    ResponderExcluir
  14. PEÇO ATE DESCULPA MAS É A VERDADE
    QUEM DISSE Q SABERIA RESOLVER O PROBLEMA É JÕAO LUCAS O HOMEM QUE BATE O SINO.
    então a sica pra prefeitura entrar em contato com ele

    ResponderExcluir
  15. Pois bem, acho que fui mal entendido. Não quis culpar, a paróquia, nem o sr. João Lucas, nem a prefeitura, nem ninguém. Quem consertou o relógio me falou que ele poderia apresentar problemas, haveria um tempo para o ajuste, então isso era esperado. Só questionei se alguém estava tomando providências. Não sei de quem é responsabilidade pelo relógio anônimo. Como falei em outro comentário, fiz suposições. Se a responsabilidade é da prefeitura, então a paróquia deve cobrar a prefeitura, creio que o mesmo já foi feito por que vi o relógio funcionando. Bem, era isso.

    ResponderExcluir
  16. O relógio não significa nada, o pior é a idolatria que vocês fazem neste templo. Adorem ao Senhor e se convertam enquanto é tempo.
    Leiam a Bíblia somente ela traz os ensinamentos verdadeiros da vontade de Desu e receba Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não sei o que é que esses "evangélicos" querem,eles entram nos blogs católicos e até mesmo em blogs que não são ligados ao catolicismo só pra ficar criticando,se não gostam,não entrem.tem outras maneiras com certeza de converter outras pessoas,mas sei que com críticas maldosas é que não conseguem.Deus não se importa com religião,o que ele deseja é que tenhamos amor uns com os outros,coisa que infelizmente não observo nos "evangélicos".

      Excluir
  17. Caro anônimo, tem que ser muito BURRO pra achar que um patrimônio não significa nada!

    Até onde eu sei, este blog não é para discursões religiosas, mas já que você tocou no assunto,eu, como católico não adimito, como não recebo de ninguém o título de "idólatra", porque vocês evangélicos acham que a idolatria é ter uma imagem de um santo ou coisa do tipo, enquanto que na maioria das vezes vocês mesmos são idólatras dos seus "FANÁTISMOS", procure no dicionário o significado de idolatria e vejamos quem são os verdadeiros idólatras!

    ResponderExcluir