5 de março de 2009

Nossos prefeitos

Atendendo ao pedido feito por uma jucaense que preferiu não se identificar nos comentários de uma postagem anterior, vamos continuar no assunto "política". Bem, na verdade é isso o que sustenta quase que por completo o imaginário do povo jucaense. (Obs.: Identifiquem-se pessoal, gosto de agradecer o feedback de vocês, além dos comentários da postagem, podem enviar um e-mail para djpublic@gmail.com para que eu possa também entrar em contato com vocês.)

Abaixo segue a relação de todos os prefeitos eleitos "democraticamente" na cidade de Jucás e nos nossos vizinhos Cariús, Iguatu e Saboeiro:



Fonte: TRE-CE


Foram dezesseis eleições municipais de 1947 (pós era Vargas) até 2008 e para não ficar somente na divulgação dos prefeitos eleitos, atentemos para algumas curiosidades:

1- Você reparou na quantidade de nomes diferentes dos prefeitos eleitos na cidade de Saboeiro? (quem sou eu pra falar, mas...) Herbster, Prisco, Filúvio, Admor, Perboyre, enfim, não sabia que Saboeiro havia sido colonizado por nórdicos!

2- A hegemonia da família Facundo na prefeitura do município de Jucás: das 16 eleições que ocorreram no município, o sobrenome Facundo faturou sete e permanece atualmente à frente do governo municipal. É realmente incrível, representa 43,75% das administrações do município de Jucás.

3- Em todas as eleições observamos a "importância" do legado político deixado pelas famílias: Leal, Lavor, Facundo, Araújo, enfim, a maioria das pessoas ainda votam nos filhos, sobrinhos, parentes de quem um dia seus pais ou eles mesmos votaram.

4- Reparem o domínio do partido ARENA nas eleições de 66 (no início da ditadura) e do PDS nas eleições de 82 (no final da ditadura). Curioso, não!?

5- Outro fato curioso é que a eleição de 72 quase se repete 10 anos depois para os quatro municípios em destaque. Apenas no município de Iguatu o ex-prefeito Adil Mendonça não se reelegeu, porém foi eleito como vice-prefeito de José Elpídio Cavalcante.

Estatísticas de Jucás:
- Inácio Oriel da Silva Leal: primeiro prefeito eleito por voto popular.
- José Facundo Filho: prefeito com maior tempo à frente do poder municipal (14 anos).
- PFL: partido que mais eleições venceu no município. (4 vitórias)
- José Facundo Filho e José Helânio de Oliveira Facundo: pai e filho empatam com o maior número de vitórias nas eleições. (3 para cada)
- Cândido Lavor: foi o único candidato reeleito na história das eleições do município, que não faz parte da família Facundo. (eleições de 50 e 62)


34 comentários:

  1. BOA NOITE,
    GOSTARIA DE PARABENIZAR PELO BLOG DE JUCAS E DA NOSSA REGIAO, SOU DE IGUATU E ESTOU MUITO FELIZ COM ESSE BLOG DA NOSSA CULTURA... MAIS FALANDO DE POLITICA OBSERVEI QUE AI EM JUCAS A FAMILIA FACUNDO TEM 43,75% DE POSSE DO MUNICIPIO. E QUE NOME PODERIA TIRA ESSE PODER TAO FORTE DOS FACUNDOS. ME RESPONDA CARO COLEGA E A MESMA PERGUNTA FACO PARA IGUATU QUE VOCE ACHA QUE PODERIA GANHAR DE AGENOR NETO.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo. Antes de tudo, obrigado pela visita e comentário no blog. Sinta-se sempre a vontade. Bem, são duas famílias de tradição política. Uma em Jucás a outra em Quixelô, participando efetivamente agora da política iguatuense. Quanto a sua pergunta, creio que o povo de cada município esteja mais indicado a respondê-la, o povo é que pode indicar nomes e lideranças locais para a disputa de uma eleição. Não sou a favor do despotismo, nem da hereditariedade política, mas infelizmente tudo que posso fazer é mostrar a realidade e tentar abrir os olhos das pessoas. Se a insatisfação com o governo, seja ativo, participe politicamente, movimente ideais. Obrigado mais uma vez. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, parabéns...

    ResponderExcluir
  4. eu queria que vc falasse das caracteristicas dos prefeitos pois helanio é uma merda ladrão e tomou a prefeitura do luna que hoje era para ser o prefeito de jucás

    ResponderExcluir
  5. e vc deveria postar as noticias sobre politica

    ResponderExcluir
  6. de verdade naum farsas

    ResponderExcluir
  7. tem pessoas que não tem nivel pra falar sobre certos assuntos...
    isso atrapalha um bom papo...

    assinado: "Ninguem"

    ResponderExcluir
  8. No 2º topico, vc fala sobre as eleições vitóriosas dos Facundos, certo. Só pra complementar, que apartir das eleições de 1966, os prefeitos que foram eleitos fora da familia Facundo foram eleitos com o apoio de José Facundo, menos o prefeito eleito do ano de 1992, o senhor Carlile Lavor.

    Assinado: "Ninguem"

    ResponderExcluir
  9. essa pessoa que fica xingando o Sr. Helanio -Prefeito da cidade de Jucas, deveria se identicar e ter argumentos claros para acusar o nosso prefeito que se elegeu pelo voto e que tanto contribuiu para a nossa cidade, as mudanças estão presente em todas as areas, esporte, infra estrutura,educaçao saude, lazer, enfim são dezenas de iniciativas que só ajudam a populaçao jucaense, digo isso em razão de morar em são paulo a 35 anos e que periodicamente visito a minha querida JUCAS.
    Um abraço a todos
    ALTINO LUNA

    ResponderExcluir
  10. Entrei no blog por um caso,na verdade,estava procurando informações sobre a raça giropar(cruzamento das raças gir e pardo suíço),isso porque sou cridor de gado de leite.Mas,acho bastante interessante esse espaço de informações e opiniões à respeito do nosso município.A bem da verdade nosso município tem uma liderança que vem se consolidando desde 1962 da família Facundo,como tambem,é importante ressaltar que essa liderança a cada período eleitoral é avaliada da forma mais legitíma que é o voto.O fato é que nosso município tem passado por uma verdadeira revolução nessa última década,se não vejamos:Jucás hoje conta com cerca de 70% de saneamento básico em sua sede,alem de vasta rede coletora de esgosto,foram construídos cerca de 700 banheiros nas periferias,praticamente 100% de pavimentação urbana,inclusive recebendo agora pavimentação asfáltica em todo centro,somos premiados pelo unicef em cinco vezes pelas políticas públicas voltadas para a criança e adolecente,alem de 01 ITAÚ social de educação e 01 prêmio nacional de educação reconhecido pelo ministério da educação.Agora Jucás foi agraciado pelo Instituto Boisfera juntamente com a Universidae Estadual do Rio de Janeiro,SEBRAE E SENAI,prêmio que será entregue no hotel copacabana dia 14/08/2009,como um dos 40 minicípios brasileiros que alcançaram maior desenvolvimento social.Tudo isso é fruto de uma política voltada para a coletividade.Hoje Jucás tem por força de uma lei municipal de minha iniciativa uma gestão totalmente descentralizada,que permite por exemplo,o repasse de mais de meio milhão de reais/mês para 16 escolas públicas da rede de ensino municipal.Para finalizar queria dizer a este conterrâneo tão revoltado com a liderança da família FACUNDO que:O que a oposição tem que fazer é procurar sentimentos nobres como trabalho,diálogo,boa informação e articulação e não se prender à sentimentos amargos como o despeito,inveja,complexos.Podemos observar no infeliz comentário esses sentimentos.Para ilustrar e avivar a memória desse mesmo conterrâneo, citarei alguns exemplos da incompetência do PSDB à frente do nosso município,se não vejamos:Fechamento do hospital Santa Isabel,falência do projeto de psicultura da assossiação do Pan Chavati,fábrica de granito,fábrica de jeans,falência e sucateamento das assossiações do Mel e do São Pedro,isso sim é desgoverno.

    ResponderExcluir
  11. É uma honra receber a visita do atual prefeito de Jucás no blog, além do mais um comentário tão informativo quanto esse. Obrigado Helânio, pelos esclarecimentos, pela visita e comentário. O blog é um espaço aberto e imparcial, aberto para comentários de todos... Conversei pessoalmente com você sobre os projetos para o futuro da cidade e espero que possa fazer todos funcionarem. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. sou jucaense,tenho 26 anos vivo em sao paulo a 20,E gostaria de parabenizalo pela iniciativa de abrir 01 espaco no qual pessoas de varias classes socias ,ou crencas que conhecam nossa cidade possam ,expressar seu ponto vista .mas com certeza em 2010 estarei por ai .Obrigado e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado... Visite sempre que poder o Blog, pois essa é realmente uma das funções dele: espaço público. Espero que consiga fazer-nos uma visita em 2010. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Excelente Blog DJ, já passeei varias vezes por ele e achei bastante interessante os diversos temas abordados, é disso que precisamos, um local na rede, onde todos mesmo que distantes possam ver o que se passa e os acontecimentos no municipio, imparcial, limpo e objetivo e politica acho que é e sempre será aquele bom bicho de pé, que sempre estará com a gente Seja atuando como gestor, nos bastidores e articulações, como fervorosos torcedores e acima de tudo como bons Jucaenses que somos. Grande abraço conterraneo e vizinho, siga em frente.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Gabriel, pela visita e comentário. E continue visitando, divulgando e comentando no blog, a opinião do leitor é que nos move. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  16. Queremos convidar a todos os Jucaenses que visitem o novo site da prefeitura de Jucás, estamos terminando.
    http://www.prefeituradejucas.ce.gov.br/

    ResponderExcluir
  17. olhar prefeito parabéns pelo belo trabalho quer voce estar fazendo em jucás.só um opinião não seria melhor voce pegar esse dinheiro dos GUARDA CIDADA quer não serve pra nada e valorizar mais os nossos queridos músicos.porquer não e qualquer cidade quer tem uma banda ou bandiha seja lar com for iqual á ela.pense uma pouco.não sou músico mas dor valor o trabalho deles. em julho estarei ai fiqui com Deus.

    ResponderExcluir
  18. como é quer o senhor como prefeito quer é um autoridade maior da cidade colocar um palhaço,moleque.estou falando de nino.ser o responsavel pelo tornei,já vai duas vezes quer ele acaba,tem tanta gente quer tem capacidade para assumir.voce não acha quer é dinheiro de mais 1.500 RS.PARA um pessoa vim só pegar.enquanto tanta gente quer trabalhou na política e voce nem liga.ou mundo veio diferente.ele é quer vai acabar com sua políticar, bota esse palhaço pra rua enguanto tar cedo.............

    ResponderExcluir
  19. Só relembrando: política séria, honesta e com resultados é uma OBRIGAÇÃO de todo gestor público...O prefeito atual faz um bom trabalho, porém ainda falta muito trabalho pela frente para recuperar décadas de decadência política resultantes de gestões passadas que só envergonharam o povo jucaense.

    ResponderExcluir
  20. Só relembrando: política séria, honesta e com resultados é uma OBRIGAÇÃO de todo gestor público...O prefeito atual faz um bom trabalho, porém ainda falta muito trabalho pela frente para recuperar décadas de decadência política resultantes de gestões passadas que só envergonharam o povo jucaense.

    ResponderExcluir
  21. Djefferson, o prefeito de Saboeiro atual tem o mesmo sobrenome do de 1950, são pai e filho?

    ResponderExcluir
  22. Quero parabenizar pelo belo o hospital que e lindo,mas só falta uma coisa importante capacitar esses funcionários que sõa muito mal educados.e tira essas tucanos e colocar os GAVIOES.E PRINCIPALMENTE OS Médicos......

    ResponderExcluir
  23. Saneamento básico , asfalto , rede de esgoto , mas isso não é nenhum favor que o prefeito faz , alias isso é função de todo gestor público , quanto ao domínio político da familia Facundo , isso se deve na minha modesta opinião a 3 fatores principais : A aliança dessa familia com a ditadura militar , compactuando com seus crimes , basta ver que durante o regime militar 1964-1985 , os Facundo , Luna e outras forças politicas locais foram ''eleitos'' sobre a bandeira da ARENA e posteriormente do PFL , enquanto gente seria lutava e morria pela redemocratização do nosso País , estas familias aproveitavam-se da situação para se fortalecerem.
    Em segundo lugar está o ''analfabetismo'' político da grande maioria dos eleitores de Jucás e de municípios vizinhos , pois não há um interesse real das autoridades locais em educar seus eleitores pois eles temem que estes parem de dizer apenas ''sim'' e passem a interrogar o ''por que'' devo te eleger ?? e como diz o trecho daquela musica de Zé ramalho ''O povo foge da ignorância , apesar de viver tão perto dela'' ...
    E em terceiro está a ineficiência de outros partidos e de seus lideres locais de lançar um projeto politico que atraia o povo , ao contrario se aliam aos velhos ''coroneis'' para conseguirem uma vaguinha em seu governo(fiquei surpreso que o Pc do B tenha aceito Helânio Facundo em suas fileiras)mas é aquilo se você não pode com ele una-se a ele , ou nesse caso aceite-o , enquanto os ''opositores'' continuarem com esse pensamento nada mudará...
    Para o nosso ilustre criador de gado leiteiro , recomendo que saia um pouco para a zona rural de seu municipio e veja que enquanto ele procura por cruzamentos de gados na internet , na zona rural agricultores estão trabalhando de sol a sol apenas para poder dar leite a seus filhos , crianças continuam indo a escola em caminhões pau de arara que não oferecem a menor segurança , essas mesmas crianças muitas vezes passam horas na escola sem merenda , enquanto quase 50% dos cargos públicos de jucás estão sendo ocupados por familiares não concursadosdo prefeito (só lembrando nepotismo é crime) muitos moradores de jucás continuam deixando a cidade em buscar de um emprego em outras cidades ...

    ResponderExcluir
  24. concordo com vc antonio de souza

    ResponderExcluir
  25. vamos juntos nessa luta contra a ditadura ...

    ResponderExcluir
  26. Caro Antonio de Sousa, dizer que os alunos da rede publica de Jucás andam de pau de arara, isso prova que vc não conhece Jucás, pois sei que Jucás conta com vários ônibus para transporte de alunos, dizer tambem que as crianças de Jucás não tem refeição nas escolas, essa é outra prova, sinceramente, vc não sabe o que diz...

    e se o Senhor Helanio Facundo cria gado, ou deixa de criar, é problema pessoal dele, pois alem da vida publica, ele tem uma vida, isso é prova que ele é um homem trabalhador.

    mais uma coisa, acho que vc esta enganado, esse tempo que esta citando, era o tempo que o PSDB estava a frente da prefeitura de Jucás.

    ResponderExcluir
  27. NÃO HÁ DERROTA MAIOR QUE VIVER 16 ANOS NA PEIA SEM CONTAR QUE CLODOALDO TÁ VINDO PARA COMPLETAR OS 20. E SE NÃO AGUENTAR CORRA...........

    ResponderExcluir
  28. NÃO HÁ DERROTA MAIOR QUE VIVER 16ANOS NA PEIA E CLODOALDO VEM AI PRA COMPLETAR OS 20.

    ResponderExcluir
  29. HELÃNIO MELHOR PREFEITO DA REGIÃO CENTRO SUL. SÓ VAI PERDER PARA CLODOALDO

    ResponderExcluir
  30. ENQUANTO VARIAS PESSOAS PASSAM NESSECIDADE DE SAUDE NA REDE PUBLICA ,ELES FICAM COM DESPUTAS POLITICAS INCONVENIENTE ,COMO SE A DEMOCRACIA FOSSE UMA PARTIDA DE FUTEBOL,BRIGANDO COM SEUS FAMILIARES E VIZINHOS PERDEM O CENSO DE IRMANDADE QUE ERA PRA EXISTIR,FOFOCAS PICINHAS,ISSO NÃO LEVA A NADA MEU COMENTARIO ,E QUE O SENHOR PREFEITO NA PESSOA DO SENHOR HELANIO FACUNDO,DEIXOU A DESEJAR PARA COM O SÃO PEDRO PODENDO TER TRABALHADO NO SEU CRESCIMENTO ,ESSE MESMO SABEMOS QUE O ELE TEVE SUAS CONTAS DESAPROVADAS.ELE TRABALHOU MUINTO NA CIDADE MAS DEIXOU PRA TRAZ POR,PICUINHAS POLITICAS ATRAPALHAR O CRESCIMENTO DE SÃO PEDRO,ACHO QUE TA FALTANDO EMPENHO DO POVO PRA COM ISSO,EU NÃO SOU PARTIDARIO ,SO DEIXO COM INDIGNAÇÃO MEU RECADO...

    ResponderExcluir
  31. ''Anônimo'' sinceramente quem parece não conhecer Jucás é você , mas lendo seu comentário lembrei de uma música do jackson do pandeiro ''O puxa saco''

    ''A gente trabalha tanto
    E não consegue o que quer
    Quem anda puxando o saco
    Está comendo de colher''

    ResponderExcluir
  32. se todo mundo pençasse um pouco melhor niguem erararia na escolha

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber se houve um prefeito em Jucas de Nome Inácio Alves Bezerra?
    Se alguém conhece alguém dessa familia gostaria de entrar em contato.Desde ja grata.Elessandra!

    ResponderExcluir