1 de abril de 2008

185 anos no papel e mais de 300 anos de história.

Parte 01
A HISTÓRIA DO NOME "SÃO MATEUS"


Em outubro temos um aniversário muito especial para comemorar: Jucás, 185 anos políticos e mais de 300 anos de história.

Em comemoração à esta data tão especial, irei publicar postagens especiais sobre nossa história e nosso povo, tentando ser imparcial e coerente com os fatos.

Bom, Jucás não é a cidade mais antiga do Ceará, mas tem um bocado de verões nas costas. A cidade mais idosa do estado, que se tem conhecimento, é a cidade de Viçosa do Ceará, antiga Vila Real de Viçosa, então capital da província nos idos de 1647.

Ninguém sabe ao certo como se iniciou a história do devassamento das terras que atualmente compõem o município de São Mateus (antiga nomeação do município de Jucás). Na verdade, essa história está envolta em lendas.

Quem foi São Mateus?



Em primeiro lugar seu verdadeiro nome era Levi, tornou-se Mateus depois que recebeu o chamado de Cristo. Era um contabilista e tornou-se padroeiro desta profissão. Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo, e o primeiro dos quatro evangelistas. Antes de sua conversão era o mais rico e o mais inteligente de todos eles. O seu evangelho é considerado o mais completo e mais lindo. Foi assassinado em 69 d.C.

Segundo uns, o nome São Mateus foi escolhido pela aparição do santo no pequeno monte onde hoje assenta a Igreja Matriz de N. S. do Carmo. Humm, creio que essa seja a versão menos convincente por motivos pessoais, mas cada um deve ter sua opinião.

Segundo outros, o primeiro português que lá chegou, e que se chamava Mateus, deu ao lugar onde residiu seu nome, erigindo uma pequena capela no local em que atualmente está a Igreja Matriz, nela colocando uma imagem de São Mateus, que trazia consigo. Esta é uma idéia mais lógica e aceitável por alguns fatores: os portugueses gostavam e gostam dessa idéia de colocar o próprio nome em tudo (ruas, prédios, monumentos etc. - uma herança que recebemos de braços abertos), além da questão da religiosidade que era muito forte na época.

Ainda outros contam que houve em 1700, no local, um combate entre índios no dia de São Mateus - e daí o nome do local. Bem, essa versão também não me atrai muito. Simplesmente porque os índios não acreditavam em santo, muito menos no São Mateus. E se já existiam brancos católicos nessas terras, para registrar tal batalha não creio que colocariam o nome de uma batalha na qual nem participaram!

Segundo Raimundo Girão e Antônio Martins Filho, o primeiro aldeamento indígena formou-se em torno de uma pequena elevação do terreno à margem esquerda do rio Jaguaribe. Os primitivos habitantes eram uma tribo de índios pescadores, descendentes dos Quixelôs - numerosa nação de silvícolas que perlustrava os sertões em que se acham os atuais municípios de Iguatu, Acopiara e Jucás. Esses índios foram "submetidos à paz" em 1719, ano em que se nomeou para administrá-los temporariamente o coronel Gregório Martins Chaves.

Porém, o distrito com a denominação de São Mateus, foi criado por provisão de 07/12/1755, mais de 50 anos depois de suas primeiras histórias e lendas.

8 comentários:

  1. Pbéns Djferson, sua iniciativa é merecedora de reconhecimento, vc demonstra ser além de um ótimo historiador, uma pessoa apaixonada pela sua (nossa) terra.
    Apesar de está morando em Santa Catarina há doze anos, consigo através do seu Blog me confortar um pouco mais lembrando das estórias e histórias da nossa gente.

    ResponderExcluir
  2. Amarelin!!! Tá bom de postar algo por aqui,né?
    Que tal sobre a festa do Carmo? ;)
    Xero!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querido...
    Parabéns pelo blog. Achei maravilhoso,e me servirá de referência para melhorar ainda mais o blog que criei para divulgar a vizinha cidade de Saboeiro. Gostaria muito de contar com sua ajuda. Como moramos perto, podemos até nos conhecer pesoalmente, e trocarmos idéias para serem aplicadas em ambos os blogs.

    Um abraço...
    Aécia.

    ResponderExcluir
  4. DJ GOSTARIA QUE VC ACRESCENTASSE NA SUA PESQUISA SOBRE JUCAS OS NOMES DE TODOS OS PREFEITOS DESDE A CRIACAO DA CIDADE E TAMBEM OUTRAS PESSOAS TAO ILUSTRES.EU AGRADECERIA.

    ResponderExcluir
  5. Ficaria bem mais interessante se vc tambem tentasse colocar algumas fotos antigas da nossa maravilhosa cidade.Certamente seu trabalho e magnifico,e so uma opiniao.bjos uma jucaensinha de acucar

    ResponderExcluir
  6. jucas so naum eh melhor pq helaino eh q eh prefeito 1 so vai fazer 4 noites de festa e sabe pq pq ele esta pegando o dinheiro pra ele...rsrsrsrsrrsrs....É LUNAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  7. eleta juntando o dinheiro pra ir la pra roi com tua mae!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. entedeu seu otario come helaniokkkkkk

    ResponderExcluir