31 de outubro de 2007

Era pra ser, depois não era mais, mas foi!

É sabido que até 1951, Cariús, não passava de um distrito de Jucás. Mas e antes disso? Como se formou o distrito de Cariús?

Após a "desocupação" dos indígenas na região, começou-se um desenvolvimento na agricultura, vastas porções de terras algodoeiras, canavieiras e rizicultoras. Jucás, Iguatu, Icó e Acopiara eram grandes produtores.

Em 1920, o governo Epitácio Pessoa deliberou a construção de poços e de um enorme reservatório, com capacidade para um bilhão de metros cúbicos na região, que ficou conhecido como Reservatório Poço dos Paus, onde hoje é o município de Cariús. O açude teria capacidade para irrigar vastas terras de plantio na região.

Na montagem da infra-estrutura para essas obras foi construído um ramal ferroviário, um parque de manutenção, foram contruídas moradias funcionais e demais implementos correlatos. O ramal ferroviário de Poço dos Paus (depois, de Cariús), com duas estações apenas, e partindo da estação de Jaguaribe, destinado a facilitar as obras do tal açude, trouxe desenvolvimento a essa região ainda tão desabitada.




Estação de Carius, em 1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959

Tudo acontecia dentro do previsto quando surpreendentemente a região recebeu o golpe fatal do arquivamento do projeto da construção do açude em 1922, mesma época da inauguração do ramal ferroviário.

E agora o que fazer? Pois é, toda aquela gente, o comércio que já se estabelecia, toda a infra-estrutura feita para receber os funcionários, o ramal ferroviário destinado a abastecer o acampamento (até então), tudo estava "inutilizado" ou não tinha mais motivo para estar ali.

Poço dos Paus parecia estar condenado a não passar de uma zona abandonada, mas o que fez com que a localidade continuasse a se desenvolver e não se transformasse num vilarejo deserto foi a abertura do ramal ferroviário para o tráfego, mesmo sem a construção do açude. O ramal interligou a localidade, através da Rede de Viação Cearense (administradora do ramal até 1975, quando a RFFSA assume), à cidades do Ceará e do Rio grande do Norte, o que acarretou num pequeno mas suficiente desenvolvimento da localidade, para tornar-se distrito de Jucás e depois município de Cariús.

Em 1976, ainda havia trens partindo de Iguatu para Cariús; em 1978 eles não são mais citados. O ramal somente foi oficialmente suprimido no dia 10/01/1994, mas já não funcionava havia anos.


Fontes: Revista Ilustração Brasileira, 1922; Site www.ceara.com.br; Revista Ferroviária, 08/2000; Guias Levi, 1932-1983; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960.

2 comentários:

  1. Existe um livro com o titulo Poço dos Paús, por sinal é um romance de boa leitura, falando tudo sobre a construçao do açude.

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  2. Obrigado Anônimo. Vou dar uma pesquisada. Não conhecia este livro. Abs.

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