27 de setembro de 2013

Ouvindo “as bandas” passarem!!!




Sempre pensei que, quanto mais Banda Padre Pio melhor, parafraseando a propaganda da Coca-Cola Zero, mas no sentido de mais apresentações, mais sucesso, mais músicas… nunca na quantidade de bandas! E hoje, mais de 100 anos depois da fundação de uma das maiores bandas de música do Estado, estou vivo para ver a Banda Padre Pio Pinho de Oliveira transformada em DUAS!

Foi assim que começou o ano de 2013 e pensei que rapidamente esse episódio seria superado. Que nada. Já avistamos 2014 e a situação continua a mesma.

Depois do resultado da eleição para o o Governo Municipal em outubro de 2012, começou-se os questionamentos de alguns dos músicos da banda sobre o futuro da mesma. E por algumas desavenças políticas, membros da Banda afirmaram não tocar mais se a mesma fosse mantida pela prefeitura. Por outro lado, boatos espalhavam o pânico ao afirmarem que a prefeitura montaria outra Banda se os componentes “abandonassem” a Padre Pio, enfim, instaurou-se um “disse-me-disse” do caramba (com o perdão da palavra) e a coisa foi tomando proporções gigantescas, a ponto de realmente acontecer a divisão da “Furiosa”.

Em julho, durante a Festa do Carmo, de uma lado da cidade a Banda Padre Pio tocava no Bar do Espetinho. Ao mesmo tempo em que a Banda Padre Pio tocava no Panchavati! Como assim!?!?!? Foi o cúmulo para mim.

Na “antiga” banda ficaram músicos como o Maestro Washington Luiz, Jó Lucas, Emanuel (Pacato), Fabiano, Derlândio, entre outros. Já a “nova” banda, é formada por, entre outros, alguns ex-componentes da “antiga” como Edney Oliveira (Neinho), Romário Duarte, Glaudiney Braga e Derli Alves. Juntos, todos esses músicos um dia formaram uma das melhores bandas do Ceará e do Brasil. Atualmente, divididos, só se enfraquecem e ao invés de termos uma banda ótima e fantástica, temos “duas” bandas boas.

Outros acontecimentos como o recolhimento de instrumentos dos antigos componentes por parte da “nova” Banda e a ausência da Banda em alguns eventos sociais contribuíram para este causo! Mas nada disso deveria ter acontecido, Meu Deus, coisas muito pequenas em relação a instituição Banda Padre Pio, com mais de 103 anos de vida.

Não estou aqui defendendo nem uma nem outra, mas a Banda não merecia essa mancha em sua belíssima história. E precisamos trazer esse assunto à tona, as partes devem conversar, a prefeitura deve intervir, não sei. O que sei é que não é possível que isso perdure pelos 4 anos de governo. E se houver reeleição? Seriam 8 anos com a “Furiosa” rachada, o que seria um passo para o fim do amor da população pela Banda, já que não saberíamos mais qual amar.

Sei que a situação ficou muito complicado, alguns músicos que eram colegas não se falam mais porque estão em Bandas “diferentes”, outros ficam se alfinetando e às vezes até se esculhambando pelo Facebook, afirmando “a nossa é melhor”, “nós tocamos mais”. Olha a que ponto chegamos.

Temos que lembrar os motivos da existência da música na sociedade: celebrar as amizades, causar prazer e relaxamento tanto em quem a escuta como em quem a executa, enfim. No entanto, em Jucás temos um ringue montado para uma disputa nada saudável, uma disputa onde uma tenta matar a outra. ABSURDO. Ao invés de praticarem essa queda-de-braço infantil e ridícula, dêem as mãos! Lembrem-se: as instituições são maiores que os homens. Não matem nossa Padre Pio. Fica o recado.

6 comentários:

  1. Na antiga gestão todos respeitavam que a banda era mantida pela prefeitura. E alguns membros mesmo sendo da oposição se entregavam inteiramente pelo bem da banda e pela música(que está à cima de qualquer "politica").
    O que acontece agora é que certas pessoas que não sabem perder e nem respeitar um vencedor estão tentando tumultuar a atual gestão de todas as formas e se recusam a tocar na banda devido esta representar a prefeitura. Essas pessoas parecem ser cegas, pois não veem que com isso só quem perde é a própria banda e o município em geral.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente em tudo... Queria mto ver todos juntos tocando pela Banda Padre Pio...Más como vemos por questões políticas e besteiraas não é assim, infelizmente...

    ResponderExcluir
  3. Nunca comentei minhas próprias postagens, muito menos rebati um comentário. Mas depois percebi que o texto deixou algo implícito que já no primeiro comentário do ANONIMO, vi que eu poderia ser injusto se não explicasse.
    A BANDA PADRE PIO NÃO É UM DEPARTAMENTO, UMA SECRETARIA, NÃO É NADA DA PREFEITURA. PELO MENOS NÃO É PRA SER. É UMA ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS ORGANIZADA PELA SOCIEDADE MUSICAL MARIA DO CARMO FERREIRA LIMA, QUE MESMO QUE ESSA ORGANIZAÇÃO NÃO OCORRA NA PRÁTICA, DÁ LIBERDADE PARA A BANDA. NO ENTANTO, CREIO QUE DESDE MUITO TEMPO OS MÚSICOS E A BANDA RECEBAM UMA AJUDA DE CUSTO DA PREFEITURA MUNICIPAL, IMPORTANTÍSSIMA PARA A MANUTENÇÃO DAQUELES, MAS ISSO NÃO FAZ DOS MÚSICOS FUNCIONÁRIOS E NEM DA BANDA UM DEPARTAMENTO.
    Então vamos deixar claro, quando o ANONIMO diz "O que acontece agora é que certas pessoas que não sabem perder e nem respeitar um vencedor estão tentando tumultuar a atual gestão de todas as formas e se recusam a tocar na banda devido esta representar a prefeitura." ENTENDAM QUE ESTA NÃO É A VISÃO DO BLOG DE JUCÁS, NÃO ACREDITAMOS QUE A "BANDA REPRESENTA A PREFEITURA", MAS SIM, REPRESENTA O POVO JUCAENSE. Também não temos, absolutamente nada, contra a atual ou quaisquer outras gestões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A banda é do povo. Assim deveria ser. Até isso é motivo de briga política?

      Excluir
    2. A banda é do povo. Assim deveria ser. Até isso é motivo de briga política?

      Excluir
  4. Há alguns tempo atráz tive o prazer de tocar junto com a orquestra de jucás, cujo Maestro Washington Luiz que também era maestro da orquestra de saboeiro, nunca pensei que chegasse a esse ponto em ter que deixar as amizades de lado ou mesmo viverem de trocadilhos. Mas isso e questão de tempo e essa linda orquestra vai volta a se unir e continuar fazendo o que todos os componentes faz de melhor que e levar a boa musicas aos ouvintes, e ate mesmo em respeito aquele que não esta entre nós e fez muito para a mesma maestro ALVARO. João Paulo.

    ResponderExcluir