14 de junho de 2012

A revolução dos bichos (Política)


Não faço uma analogia ao célebre livro de George Orwell, até porque, no romance, os porcos é que são os animais mais inteligentes.

No romance alegórico do escritor inglês, os porcos iniciam uma revolução na fazenda, tornando-se líderes e expulsando os humanos. Eles explicam para os animais menos inteligentes “quatro pernas bom, duas pernas ruim”, se referindo ao homem.  Os porcos criam mandamentos, regime de trabalho e os outros animais não se lembram se na época em que estavam submissos ao homem era mesmo pior. No final, os animais, ao olharem para dentro de casa, já não conseguem distinguir os porcos dos homens.

No entanto, indo direto ao nosso assunto, gostaria de destacar a politicagem ofegante e cansada de Jucás, que ganha um novo sopro de devaneio. Bastou-se metamorfosear os bichos! E cá estamos nós, novinhos em folha, de orgulho renovado, peito estufado para enfrentar mais um ano de eleições!

Pois bem, nas calçadas os comentários “Mudam-se os bichos, porém, as pessoas são as mesmas de sempre”. Será? Sai de cena uma ave de rapina, e agora, sob os holofotes, o pré-histórico jacaré. Enquanto que “do lado do bem” vão se os bicos e ficam as penas, já que o nacionalmente conhecido tucano abandona o ninho, fugido, pela presença do bem-te-vi.

Mas vejam só como são nossos interesses políticos: já tem tucano com jacaré e gavião com bem-te-vi. Tem gente que ainda fala assim: “Tucano? Gavião? Lembro não!”. Fugaz ideologia. Porém, nossa noção de política continua ofuscada pela nossa necessidade de politicagem: saúde é bom, mas preferimos uma boa festa de graça; educação é bom, mas preferimos um cargo comissionado; geração de renda, cuidados com a agricultura e projetos sociais são ótimos, mas uma ajudinha aqui, uma “graninha” acolá, é bem melhor.

Até quando vamos nos deixar levar pelas “galinhas”, “cavalos”, “bois”, “lobisomens” ou qualquer outro animal? Entendo a importância demagógica da filiação partidária, acho até bonito quem se torna militante e luta por um ideal. Mas nós já paramos pra pensar quais são nossos ideais? Você já se perguntou por que você faz militância por um partido ou por um candidato? Ou, melhor ainda, por um bicho?

Na eleição que se aproxima teremos a oportunidade de escolher um novo prefeito, vice e vereadores, com novos bichos a disposição, a opção de novos candidatos ou candidatos já conhecidos pelo povo, enfim, ao reler essa postagem vejo que sim, fiz uma analogia ao livro, não intencional, mas fiz, pois me sinto como os outros bichos da fazenda comandada pelos porcos: não consigo distinguir mais os porcos dos homens.

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. Estive em Jucás dias antes da última eleição para prefeito, como também no período da Festa do Carmo 2012 e pude constatar que seu comentário é muito coerente e pontual. Infelizmente aqui em João Pessoa as coisas não são muito diferentes, até os bichos são os mesmos, porém com o acréscimo de mais alguns nesta fauna política. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo Cled Júnior. Infelizmente nossa cultura é essa! Porém, persistência amigo, novos tempos virão! Forte abraço e obrigado pela visita e comentário!

      Excluir