7 de junho de 2010

Humano e político


"Adalberto Fernandes Luna homem de enorme representação e admiração para o povo jucaense. Nasceu neste município em 4 de setembro de 1925 e percorreu uma trilha de crescimento pessoal e renome político.


Iniciou sua trajetória na cidade de Antenor Navarro Peixe na Paraíba, hoje São José do Rio do Peixe, trabalhando como balconista numa loja de tecidos.

Sua experiência, tempos depois, serviu como ponta pé inicial para o seu espírito empreendedor, quando em 1955 abre em Jucás uma loja de destaque no ramo de tecidos e confecções. Entre este tempo passou por Fortaleza e Iguatu onde exerceu a função de gerente das lojas Armazém do Povo nas duas cidades.

Sua vida política tem início no ano de 1967 quando assume como vice-prefeito de Jucás num mandato que encerrou em 1970. No ano seguinte assume como prefeito em um pleito de apenas dois anos, quando por imposição do Governo Federal entregou o cargo em 1973. A medida reduziu o mandato de todos os prefeitos a fim de igualá-los aos de deputados, senadores e governadores. De 1977 a 1983 assume como vereador durante a gestão do prefeito Pedro Bento de Araújo. Em 1989 ganha novamente as eleições como vice-prefeito sendo nomeado prefeito ainda neste ano devido ao falecimento do companheiro de chapa José Geciro de Souza.

Maria de Lourdes (esposa), Aíla (filha) e Adalberto Luna,
no alpendre da casa de Doca Bento no Sítio Torrões.

Sua vida inteira foi dedicada a família e ajuda do povo. Até pouco tempo devido a sua notoriedade e enorme ciclo de amizades, Adalberto ainda recebia carta dos correios aos seus cuidados para que endereçasse aos destinatários dos sítios e distritos de Jucás.

Homem de grande índole e caráter indescritível, construiu uma família com sua esposa Maria de Lourdes, suas três filhas Aida, Aila e Aiza e seus três netos Renan, Rômulo e Renata juntamente com seu genro Renato Correia de Melo, mas que não se resumia apenas a eles. Sua família era bem maior. O povo de Jucás também pode se sentir como seu filho ou menos parte de sua família, tamanho era sua estima e carinho por esse povo."

Essa biografia foi lida no velório do Sr. Adalberto Luna no dia 12 de maio de 2010 pelo seu neto, Rômulo, e foi escolhida para contemplar essa homenagem póstuma do Blog de Jucás.

Uma das últimas fotos em vida do Sr. Adalberto, com seu neto, Rômulo,
na festa do dia das mães da família no Sítio Barra.

Pessoalmente, admirava muito o bom humor constante do Sr. Adalberto. E é com essa imagem na minha mente que finalizo essa homenagem a esse grande homem.

11 comentários:

  1. Que linda homenagem poeta, ele merecia.
    Tio que vc esteja com Deus e com meu avô ai no céu.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado porcelaninha. E você tem razão: ele merece. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigão parabens pelas exelentes noticias postadas neste blog eu sou o Tim Quixelô e estou seguindo esse blog e convido a você para seguir também o meu. http://www.timquixelo.blogspot.com/, thial parabens pelo o lindo blog,vou aguardar vc também seguindo o meu.

    ResponderExcluir
  4. um ícone na política jucaense, o seu caráter concertesa irá nos fazer falta.att Ronald freire.

    ResponderExcluir
  5. quando adolecente morava em um sitio vinho a jucas,muitas foram as cartas recebidas e enviadas aos cuidados do sr.adalberto.amigo do meu pai que tem por ele muito respeito e admiraçao.

    ResponderExcluir
  6. eu sou maria edileusa vieira e o meu pai cosme estevao silva. moramos em campo grande ms.linda e merecida homenagem!!!!

    ResponderExcluir
  7. Prazer recebê-la no Blog Edileusa. Não deixe de nos visitar e comentar. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. olá,meu nome é junior estou procurando o sr: ANTONIO FERREIRA DOS SANTOS MAIS CONHECIDO COMO TOTÓ... sua irmã de são paulo necessita de seu fone para contato... gostaria que por gentileza de algum telefone para contato para sua irmã que mora em são paulo... EMAIL PARA CONTATO JUNIORUNIFESP@GMAIL.COM OU (011) 7025-2742 OU (011) 7292-7628 AGUARDO ATENCIOSAMENTE O RETORNO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  9. Respondi no seu e-mail Junior. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. O e-mail retornou Junior, no entanto, repassei seus contatos para a Mara, sobrinha de Totó, a mesma irá entrar em contato com ele. Boa sorte e forte abraço. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir