19 de agosto de 2009

2 anos do Blog de Jucás

"Parece que foi ontém..."

Que nada, o Blog de Jucás está completando dois aninhos de vida e dois anos não são dois dias. O Blog teve seu primeiro post publicado em 31 de agosto de 2007. Um início tímido, sem grandes pretensões, mas com um objetivo já definido: oferecer informações administrativas, históricas, culturais e políticas sobre Jucás e região, afim de acender o amor por nossa terra e gerar um reconhecimento do nosso passado e de nosso povo.

Hoje o Blog de Jucás está mais maduro, dinâmico, informativo e cada vez mais com a cara dos seus quase 400 leitores/mês. "Meu público é pequeno, mas é fiel", já dizia o grande Zé Ramalho.

Quero agradecer a todos que acessam, cobram, comentam, criticam, elogiam, enfim, agradecer aos jucaenses (ou não) que me ajudam, de alguma forma, no desenvolvimento deste Blog que se tornou referência de conteúdo sobre nossa terra no meio digital.

Pra comemorar, o Blog ganhou um novo visual, mais moderno, simples e elegante. E, para cumprir com a proposta oferecida pelo Blog de Jucás, seguem algumas curiosidades sobre nossa terrinha.


Abolição

São Mateus foi o 18° município cearense a assinar a declaração de abolição da escravatura, em 27 de dezembro de 1883. O 1° município a libertar os escravos no Ceará foi Acarape (Redenção) em 1° de janeiro de 1883. Segundo o livro "Cronologia da Abolição no Ceará", em janeiro de 1884 ainda restavam 499 escravos em Jucás, reduzidos a zero em 25 de março de 1884 (dia da libertação total no Ceará).


Comunicação

Jucás já teve um jornal! E olha só o nome: “O Sabugo”. Pois bem, "O Sabugo" foi criado em 1916, a denominação foi baseada em um órgão literário de idêntico nome. Em 1949, faziam parte do jornal jovens estudantes jucaenses residentes em Fortaleza. A partir da edição n° 6, à pedidos, recebeu o nome de “Folha Jucaense”. Infelizmente, não encontrei o ano de sua última edição, nem tampouco, alguma publicação original.


Folclore

Os gados do município eram marcados por dois traços paralelos e obliquados. A sabedoria popular afirma que o símbolo representava o número “11”, pelo fato de ter havido 11 apóstolos (excluindo Judas, o traidor) e São Mateus ter sido 1 dos 11. Outros afirmam que seja o algarismo romano para 2. Raimundo Girão, historiador cearense, discorda e afirma que é uma referência a palavra Inhamuns (palavra que paira a história de Jucás). Sendo assim, seriam duas letras “I”, maiúsculas, da palavra Inhamuns, para indicar o plural, assim como o plural de Estados Unidos (EE UU).


Censo

O município de Jucás, então distrito de São Mateus, do município de Icó e Comarca, realizou seu primeiro censo em 13 de junho 1789. E o que podemos notar é que Jucás era próspero e já possuía uma grande condição para o desenvolvimento. Segundo o censo de 1789 o distrito de São Mateus tinha 138 fazendas, 613 casas ou bocas-de-fogo e uma população de 2.519 pessoas.


Bem pessoal, mais uma vez muitíssimo obrigado pela força e continuem visitando, comentando e divulgando o Blog de Jucás, porque pra ele continuar existindo e melhorando, só depende de vocês. Um forte abraço.




Fontes: Cronologia da Abolição no Ceará de João Hipólito C. de Oliveira; Abolição dos escravos no município de Jucás de Miguel Waldery Rolim; Abolição no Ceará de Raimundo Girão e Sesmaria, 246, vol. 5°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário