24 de junho de 2008

Bendita seja a Senhora do Carmelo

(atendendo pedidos)


É chegado o momento mais esperado pelos jucaenses:

a 'Festa do Carmo'

-Viva!!!




A festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Jucás, acontece há exatos 253 anos. Porém, a imagem da padroeira, ainda no curso da obra, foi entronizada apenas em 22 de março de 1757.
A igreja matriz, maior símbolo da fé e devoção do povo jucaense, foi construída pelos escravos africanos no período da colonização. Com arquitetura européia e traços fortes da engenharia colonial portuguesa, a igreja é hoje o maior patrimônio da cultura do município.
A festa realizada no mês de julho (07 à 16), reúne pessoas que moram em todo o Brasil e até em outros países. Durante o período de festa estimasse que a ciadade receba cerca de 10.000 filhos ausentes, visitantes, convidados e penitentes.
O jornal A Praça, publicou em 2006 uma matéria sobre o sr. João Noé Vila Nova, dono de uma barraca de quebra-queixo, que participa da 'Festa do Carmo' a mais de 50 anos.

João Noé relembra suas primeiras participações na festa. Foi numa época em que o Carrossel, único brinquedo de diversão, era movido à força de homem. O brinquedo, que tinha pares de assentos para duas pessoas, girava... geralmente ao som de um quarteto (sanfona, triângulo, pandeiro e zabumba), que ficava no interior do Carrossel. Naquela época, lembrou João, a luz era a motor, e as barracas iluminadas com lamparina a querosene e pavio de algodão. Tempos de ‘ouro’ das safras ‘gordas’ de algodão, em que os matutos guardavam suas fortunas para gastar no último dia da festa, 16 de julho, geralmente dia de liquidação.

Um passado tão próximo que parece nos levar a tempos muito mais remotos.
A 'Festa do Carmo' talvez seja a mais tradicional festa do sertão cearense e ainda preserva alguns costumes que a fazem merecedora deste título: a participação da banda de música, na alvorada, às 5h da manhã, ao meio-dia e às 18h, sempre com a queima de fogos para saudar a santa; as novenas realizadas ao ar livre; a procissão do dia 16, quando os fiéis percorrem as principais ruas da cidade com a imagem da padroeira em momentos intensos de oração; entre outros.

Confesso a vocês, não me lembro de uma 'Festa do Carmo' ruim. Na pior das hipóteses, boa! A cidade ferve, todos se desconectam do mundo lá fora e a vivenciam mais intensamente. A banda de música (na minha opinião a alma da festa) na praça, aquela muvuca, 'caras' novas, os shows à noite: são os nossos 10 dias e 9 noites de carnaval fora de época.


fontes: dados não oficiais

10 comentários:

  1. Ai que bom!!
    Lembro de quando ia passar a festa!! Eu acho tudo tão fantástico, tem pessoas que vievm simplesmente esperando esses 9 dias para sair do marasmo.

    É inexplicável...
    Cicera V.

    ResponderExcluir
  2. Affff quase chorei de tanta saudade viu? nao acredito q perdi esse ano. mais proximo estarei la se Deus quiser. bjossss

    ResponderExcluir
  3. jucas??]sem palavras! alias otimoo passei esse final de semana la e ja estou com saudades daquela
    cidade maravilhosa!!
    amu,amu,amu.....
    Beeijos pra todos vcs ai!!
    as eleiçoes la fui massa...heheh.

    ResponderExcluir
  4. nossa senhora essa festa é tudo d bom...
    é um otimo momento para nos deixarmos envolver no amor de deus atraves da mae do carmo...
    tbm é um periodo propicio para nos destrairmos e esquecermos o mundo de fora...
    enfim nesse ano de 2009 a festa vai se maraahh...

    ResponderExcluir
  5. A festa já está rolando e espero que todos estejam se divirtam... Obrigado pela visita. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. cara que saudades dessa festa.
    proximo ano matarei essa saudade no estilo.
    valeu!

    ResponderExcluir
  7. Ñ sou Jucaense, porém aprendi a gostar dessa terra tão acolhedora.Sem contar que tenho raízes daí.Uma cidade pequena, mas linda.E a festa Do Carmo nem se conta!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita e comentário Marciana. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. cara, insira,no seu blog, fotos da festa do carmo 2011. ficarei agradecido!

    ResponderExcluir
  10. Geohington acompanhe em http://jucas-ce.blogspot.com/2011/07/fotos-da-festa-de-n-s-carmo-2011.html. Forte abraço.

    ResponderExcluir