27 de setembro de 2007

O bicho do rio está imortalizado.

Uma jovem mulher que deu a luz a uma criança nas margens do rio Jaguaribe em Jucás e deixou seu filho por lá. O menino sobreviveu, sofreu mutações e se transformou num bicho que assusta a todos da redondeza.

Esta é uma pequena sinopse da lenda.


Mas o melhor é saber que agora essa lenda está imortalizada nas páginas do livro "O Bicho do Rio" de Almir Mota. "O Bicho do Rio" é dessas narrativas típicas do Nordeste brasileiro. Almir Mota, nascido na cidade de Saboeiro (que vergonha Jucás), com seu engenho e arte, nos oferece uma literatura prazerosa, para ser lida, de preferência, em grupo, aquecida pelo carinho da convivência. Uma história de suspense que provoca a imaginação, gela e desassombra. Eu quando criança tive o prazer de temer o bicho do rio, de olhar duas vezes para as águas escuras do Jaguaribe antes de mergulhar nelas, de ficar assustado com as brincadeiras que os colegas faziam, fingindo um ataque do bicho do rio lá na Farinha.

Agora, cabe a nós jucaenses, revitalizar essa lenda adormecida, quase morta. Já não basta um "estrangeiro" ter escrito sobre o bicho do rio? Os jovens jucaenses sequer conhecem essa lenda. É uma ótima história para ler para os netinhos, com direito a interpretações, depoimentos e novas versões para incrementar o suspense sadio que essa obra proporciona.



Ficha técnica do Livro e do Autor:

O BICHO DO RIO

Ficha técnica: ISBN 85-98683-01-9 24 p. 18 x 23cm
Autor: Almir Mota
Ilustrações: Yuri Yamamoto
Edição: Casa do Conto
Data da edição: 2004
Editora: Autores Independentes


ALMIR MOTA

Nascido na cidade de Saboeiro-Ceará, seu gosto pela literatura começou cedo nas rodas de histórias a noite na casa do "vô" Vicente. Sua avó Canela era a principal contadora, sempre tinha uma ou mais para se ouvir. Eram os romances de literatura de cordel. Atualmente além de escrever para crianças, ministra cursos de teatro de bonecos, para professores de escolas, e participa de organizações que viabiliza projetos educacionais para meninos e meninas no estado do Ceará.

E-mail: almirmota@bol.com.br

25 comentários:

  1. Oi Dj..
    E ai td bem com vc?
    É na real, sabia da existência da lenda do bicho do rio mas não sabia o que contava a lenda.

    Mas uma vez te parabenizar pela a iniciativa do blog.

    Jocas
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Realmente que vergonha em jucaense? poderia ter tido essa ideia antes e ter ficado famoso. poeta vc ja e num custava nada nera? kkkkkk
    Eu tb tive medo do bixo do rio alano quase me mata de um susto uma vez mais tudo bem. hehehehe
    blog ta cada vez melhor viu?
    xerao

    ResponderExcluir
  3. ei o anonimo sou eu esqueci de colocar o nome.
    kkkkkkkkk
    bjos

    ResponderExcluir
  4. São histórias como essa que fazem a nossa infância mais especial.Quando adultos deixamos de dar valor a estes pequenos tesouros, mas existem as lembranças, essas ficam guardadas para sempre no nosso coração

    Beijo MT p tu!
    :***

    ResponderExcluir
  5. Iniciativas como essa é que fazem o crescimento de jucás.
    Parabéns por valorizar a nossa terrinha tão querida !!!!!!1

    ResponderExcluir
  6. OI DJFERSON. PARABÉNS PELO BLOG. É BOM SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE CULTIVAM A CULTURA JUCAENSE.
    QUERO DIZER A VC QUE NÓS TEMOS UM POETA (JUCAENSE) QUE TAMBÉM CONTA A LENDA DO BICHO DO RIO EM UM CORDEL. É O SR. ERNANDO CAVALCANTE. ELE TEM MUITA COISA INTERESSANTE SOBRE JUCÁS.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog, muito legal essa iniciativa de mostrar um pouco ou quase tudo da historia de nossa cidade e de suas lendas hurbanas.Sempre que posssivel dou uma olhadinha para vê as novidades. Apesar distância ficou por dentro de tudo sobre Jucás. Valeu mesmo e mais uma vez Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog, todos estão de parabéns, queria q vcs abordassem um tema sobre a Vila São Pedro sua cultura e q divulgassem o Copão q acontecerá apartir de hj até dia 10 de maio, onde pessoas de toda região centro-sul se encontram, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar,parabens pelo blog,estou visitando pela primeira vez,nao sou daqui,mas estou querendo me familiarizar...moro em Carius,e,nao encontrando nada daqui,busquei Jucás,que admiro muito pela sua historia.Abraços ao povo jucaense e parabens

    ResponderExcluir
  10. Quero agradecer a todos você que comentam no Blog de Jucás e em especial nesse post ao Aécio Lucas pela dica. Eu fiquei sabendo Aécio do livro do Sr. Ernando, pena que o mesmo foi lançado depois da publicação desse post, mas no futuro falaremos muito sobre ele. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. SOU DE JUCÁS E HOJE MORO NO GUARUJÁ SP,E CONTO ESSSA HISTÓRIA PARA ALGUMAS PESSSOAS ,E ELAS ATÉ Q SE ASSUSTAM

    HELANIO SOUZA

    ResponderExcluir
  12. olá, sou estudante de história, mestranda pela UFPE, e gostaria muitíssimo de adquirir o livro que você postou no seu blog. como faço para comprar o llivro?
    além do que, estarei indo a Jucás fazer pesquisas sobre o bicho do rio agora em julho. gostaria muito de conversar com pessoas que possam me contar histórias do bicho...

    enfim, agradeço.
    Karuna de Paula.

    ResponderExcluir
  13. e ai dj pense que eu tinha era medo desse bicho que estava ate esquecendo.
    parebens pelo blog ta muito legal eu passo muito tempo sem ir a jucas mas com o teu blog fico ligado um abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Bem Karuna, em primeiro lugar fico feliz pela sua pesquisa. Bem, para comprar o livro creio que você pode entrar em contato com o próprio Almir "historiasdoalmir@hotmail.com" ou ainda pelo telefone 85 - 3252 33 43 da Editora Casa da Prosa. Em Jucás você pode procurar o Sr. Ernando poeta da terra, que lhe contará belíssimas histórias sobre a lenda. Boa sorte com o seu projeto. Ajude a DIVULGAR o blog de Jucás. Obrigado também ao Helanio e ao Adriano pelos comentários. Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  15. Essa lenda pode num ser verdade mais intriga um monte de gente ate hoje e eu fui meio que uma testemunha disso, tinha um amigo de 12 anos e todo dia íamos banhar os cavalos, sem minha mae saber; uma dia ela soube e me deu uma surra e disse que não era pra ir mais para o rio, meu amigo continuou indo banhar os cavalos dele e de seu colega, certo dia eles foram atravessar um lugar muito conhecido pelos jucaense por "farinha"e no meio da atravessia viram ele mergulhando e não voltar mais vivo pra contar a historia, e quando encontraram o corpo, acharam ele sem ter bebido um pingo d’água e com uns arranhões em suas costa, que pra todo mundo foi muito estranho, como uma pessoa morre afogado e não bebe um pingo d’água, essa morte comoveu muito a cidade, esse colega meu se chamava Iranildo mais era conhecido pelo seu apelidos "Boro, bagunça, Tete" pois ser uma criança muito ativa, ele era filho de Toto borracheiro do Pont chic, lugar mais frequentado da cidade, que Deus o tenha ele num bom lugar e que ele descanse em paz. Essa historia foi verídica e todo mundo que mora na rua Pe. Pio sabe dessa historia.

    ResponderExcluir
  16. O bicho do rio... mito ou verdade!? A história ainda aguça nossa imaginação... Sinto muito pelo seu amigo. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. morei em jucás com minha familia e a 16 anos moro em indaiatuba interior de são paulo e por acaso encontrei seu blog djferson e adorei´vi varias fotos e matei saudades da minha infância e vi como muita coisa mudou de lá pra cá,parabens pelo blog,e agora estarei sempre aconpanhando as novidades

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Faz um ano que postei um comentário neste blog. Havia me apresentado como pesquisadora do bicho do rio. estou hj em Jucás, e gostaria de falar com vc, conversar e fazer algumas perguntas sobre Jucás, bicho do rio, etc...
    se possível, passar seu tel para email: saojorge06@yahoo.com.br ou, tel: 81-97553279 (tim). obrigada. Karuna de Paula

    ResponderExcluir
  20. Olá Wagner, bom ter você aqui no Blog de Jucás. Desculpe a demora na resposta. Espera que continue gostando do Blog. Aproveite para sempre comentar e dar sugestõe. São vocês, leitores, que fazem o blog acontecer. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá Karuna, lembro demais! Vamos nos comunicar por e-mail. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  22. olá almir minha professora é sua prima é a guildemar conhecida como guilda vc sabe quem é ne?

    ResponderExcluir
  23. posso dar ema idéia lembram do professor paulo? ele antes de morrer estava escrevendo um livro eu imagino q livro interessante aquele cara era demais procurem por esse livro falem do professor paulo ele era um idealista pena q se foi

    ResponderExcluir
  24. Obrigado anônimo. Vamos dar uma pesquisada sobre o professor Paulo. Se tiver mais informações sobre o mesmo ou outro assunto nos envie para djpublic@gmail.com (histórias, relatos, fotos, dicas, enfim). Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAMOS VALORIZAR NOSSA TERRA TÃO QUERIDAS PARA QUE OUTRAS PESSOAS VEJA NOSSA CIDADE COM OUTROS OLHOS

      Excluir