31 de agosto de 2007

"Ôs caba bruto" também é cultura!




Talvez encontremos aqui a resposta para o porquê desta repetida frase, sempre mencionada ao povo jucaense.

Jucás é o nome de uma tribo indígena que habitou a região dos Inhamuns no Ceará até o século XIX. Eram índios aguerridos. Mas com as missões que nortearam o Brasil, em 1727, os Jucás, juntamente com os índios Quixelôs, Quixerariús, Cariús e Candandus constituíram a Aldeia da Telha.

Mas em 1743, segundo Carlos Studart Filho*, "os Jucás, residentes na Telha, instigados pelos Feitosas, abandonaram em grande número a sua missão, retornando, com mulheres e filhos, à vida erradia e vagabunda." Começa então, a partir deste acontecimento a formação da personalidade do povo jucaense.

Outras missões foram instauradas, com intenção de conter os Jucás e outras tribos que saqueavam gado na região. Felizmente, os índios Jucás sempre foram regidos pela sua própria natureza e eram indiferentes a qualquer tipo de controle ou manipulação. Como no episódio da Aldeia do Brejo, antiga Missão do Miranda, hoje Crato, que foi habitada pelos Jucás e Cariús. "Pouco tempo os Jucás aí permaneceram. Movidos por natural tendência para a vida nômade, quase todos fugiram para as matas, onde passaram a viver em completo estado de barbárie." (STUDART, 1963, p.210-211) .

E mesmo quando volvidos à missão antes abandonada por eles, os Jucás, viam no furto de gados e nos assaltos à moradores das adjacências uma forma de protesto, e assim faziam.

Essa maneira de se viver, com certeza contribuiu para a formação da personalidade jucaense, sua força de vontade e persistência, são características marcantes do nosso povo. Então ser "bruto", no sentido de áspero, robusto e "curto e grosso", não é uma qualidade que o jucaense utiliza para se destacar dos demais, mas sim, uma característica genética, corre em nossas veias o sangue dos índios Jucás, por isso os "caba" dessa terra são todos "brutos".



*STUDART Filho, Carlos. “Os Aborígenes do Ceará, 2ª parte” In, Revista do Instituto do Ceará, Vol. 81. Tomo LXXVII Ano LXXVII, Fortaleza, 1963 p.210-211

10 comentários:

  1. adorei esse trabalho de criação de um blog para Jucás! essa idéia foi ótima, só assim nossa cidadezinha passa a ser conhecida!muito bom isso de levar a história de Jucás a um blog!
    sou jucaence mas moro em João Pessoa! parabenizo o(os)criador(es)do blog

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jorisleide pelo comentário e pela visita. Jucás realmente merece ser mais conhecida pelos próprios jucaenses. Sinta-se em casa, visite sempre que quiser, confira as postagens antigas, tem sempre algo interessante pra se descobrir, comente e o mais importante... DIVULGUE! Vamos construir o blog de Jucás juntos! Ah, e conheço pessoas muito especiais de João Pessoa. Terrinha muito boa também. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Entrei no blog por um caso,na verdade,estava procurando informações sobre a raça giropar(cruzamento das raças gir e pardo suíço),isso porque sou cridor de gado de leite.Mas,acho bastante interessante esse espaço de informações e opiniões à respeito do nosso município.A bem da verdade nosso município tem uma liderança que vem se consolidando desde 1962 da família Facundo,como tambem,é importante ressaltar que essa liderança a cada período eleitoral é avaliada da forma mais legitíma que é o voto.O fato é que nosso município tem passado por uma verdadeira revolução nessa última década,se não vejamos:Jucás hoje conta com cerca de 70% de saneamento básico em sua sede,alem de vasta rede coletora de esgosto,foram construídos cerca de 700 banheiros nas periferias,praticamente 100% de pavimentação urbana,inclusive recebendo agora pavimentação asfáltica em todo centro,somos premiados pelo unicef em cinco vezes pelas políticas públicas voltadas para a criança e adolecente,alem de 01 ITAÚ social de educação e 01 prêmio nacional de educação reconhecido pelo ministério da educação.Agora Jucás foi agraciado pelo Instituto Boisfera juntamente com a Universidae Estadual do Rio de Janeiro,SEBRAE E SENAI,prêmio que será entregue no hotel copacabana dia 14/08/2009,como um dos 40 minicípios brasileiros que alcançaram maior desenvolvimento social.Tudo isso é fruto de uma política voltada para a coletividade.Hoje Jucás tem por força de uma lei municipal de minha iniciativa uma gestão totalmente descentralizada,que permite por exemplo,o repasse de mais de meio milhão de reais/mês para 16 escolas públicas da rede de ensino municipal.Para finalizar queria dizer a este conterrâneo tão revoltado com a liderança da família FACUNDO que:O que a oposição tem que fazer é procurar sentimentos nobres como trabalho,diálogo,boa informação e articulação e não se prender à sentimentos amargos como o despeito,inveja,complexos.Podemos observar no infeliz comentário esses sentimentos.Para ilustrar e avivar a memória desse mesmo conterrâneo, citarei alguns exemplos da incompetência do PSDB à frente do nosso município,se não vejamos:Fechamento do hospital Santa Isabel,falência do projeto de psicultura da assossiação do Pan Chavati,fábrica de granito,fábrica de jeans,falência e sucateamento das assossiações do Mel e do São Pedro,isso sim é desgoverno.

    ResponderExcluir
  4. É uma honra receber a visita do atual prefeito de Jucás no blog, além do mais um comentário tão informativo quanto esse. Obrigado Helânio, pelos esclarecimentos, pela visita e comentário. O blog é um espaço aberto e imparcial, aberto para comentários de todos... Conversei pessoalmente com você sobre os projetos para o futuro da cidade e espero que possa fazer todos funcionarem. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. bom dia,dj acordo todos os dias as 5 da manha pra ver meus e-mails e respode-los e hoje vi esse sobre o blog de jucas,parabéns pela sua inciativa acho q as pessoas devem usar esse espaço para o crecimento e nao para ficarem fazendo insultos adimiro seu trabalho e sua tranquilidade espero q esse espaço nao vire um palco politico partidario "para fazer politicagem" somos pessoas conciente de que niguem faz nada sozinho e estarei a sua disposiçao para quaisquer tipo de informaçoes q puder ajudar sobre esse municipio já q minha familia tambem faz parte desta historia,fizemos lá na casa de vovô um museu q tem muito a acrecentar no seu blog e na historia de jucás queria te convidar a ir lá no panchavaty da proxima vez q estiver em jucas voce até teve lá em julho mais eu nao tava em casa agora,por acaso no dia q o seu blog completa 2 anos dia 31 de agosto de 2009 o meu avô paterno sr Candido Lavor fazia aniversario,se fosse vivo estaria completando 99 anos de idade por isso mais uma vez parabens e me coloco mais uma ves sua diposiçao para q possa tambem ter acesso a mais alguns detales da historia do nosso municipio seja ela atraves de fotos ou de alguns outros relatos q possamos ajudar.temos lá no museu fotos da contruçao da barragen da rua,do grupo escolar Crebilon Lima Verde,da construçao da estrada que liga a sede do municipio a vila mel, da primira farmacia de jucas dos equipamentos usados naquela epoca para fabicaçao de alguns medicamentos enfim se poder de aguma forma acrecentar a nossa historia estamos a diposiçao e apartir de hoje serei um multiplicador desse blog,sucesso.
    um forte abraço de um grande amigo.
    Thiago Lavor

    ResponderExcluir
  6. Olá Thiagão. Muito saber que posso contar com um colaborador como você. Com certeza sua ajuda será de grande valia pra todos nós. Estarei em Jucás em setembro e te procuro. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. que legal esse blog só não deixem os politicos acanaiarem com droga de politica para se auto promoverem que sirva para os nossos conterranios matarem a saudade dess cidade boa só é longe mais boa ...

    ResponderExcluir
  8. Olá anônimo. O blog de Jucás é um espaço público e sem bandeira partidária, política ou pessoal. É um espaço aberto para a exposição de fatos e comentários. Considere-se em um ambiente seguro, antipoliticagem. Falaremos sim sobre política, até porque faz parte da nossa cultura, mas nunca de faremos politicagem. Forte abraço e não deixe de visitar e comentar no Blog de Jucás.

    ResponderExcluir
  9. Gostei dj,só agora tomei conhecimento do seu blog.Andei reparando em alguns fatos e achei muito interesante.Fatos esses que voce comentava,mas ficava so na imaginação,agora olhando fiquei curioso em conhecer sua terra natal,espero um dia ter a honra de conhece-la.

    ResponderExcluir
  10. Fala Bruce. Cara o convite tá feito! Pega um busão e vem passar um FDS aqui em Jucás. Garanto que vai gostar! Forte abraço irmão.

    ResponderExcluir